Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos

Publicado em 22/08/2023 - 13:51 e atualizado em 21/09/2023 - 17:19

A área de Conformidade e Riscos integra a estrutura organizacional desde 2016 e é vinculada diretamente ao Presidente da EBC. Ela é a unidade interna de governança que assessora as unidades organizacionais da Empresa e os seus órgãos estatutários na gestão de riscos, atuando na segunda linha, no fortalecimento da cultura de governança e na implementação, coordenação e monitoramento das políticas e procedimentos de integridade da Instituição.

Essa área tem como objetivo promover uma cultura preventiva de conhecimento e gestão de riscos relacionados às operações necessárias ao atendimento da Missão da EBC, assim como, visa manter um ambiente íntegro e com uma forte atuação dos Controles Internos da gestão.

A criação da área também permitiu o cumprimento de diversas diretrizes e recomendações legais contidas nos principais instrumentos normativos publicados, dentre eles:

• A Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 001, de 10 de maio de 2016;
• A Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, regulamentada pelo Decreto nº 8.945, de 27 de dezembro de 2016;
• A Resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União - CGPAR nº 33, de 04 de agosto de 2022.

As áreas responsáveis pelas funções de Conformidade e Gestão de Riscos Corporativos elaboram relatórios periódicos de suas atividades, submetendo-os à Diretoria Executiva (Comitê de Governança, Riscos e Controles), ao Conselho de Administração, ao Conselho Fiscal e ao Comitê de Auditoria.

No final do exercício é realizada a Análise de Riscos e Oportunidades sobre a Estratégia de Longo Prazo, documento exigido pela Lei nº 13.303/2016, que mescla gestão de riscos com a estratégia organizacional, trabalho também submetido às instâncias informadas anteriormente.

Além da legislação aplicável, a área dispõe, ainda, de um sistema normativo interno, que contempla políticas, normas, regulamentos, regimentos e procedimentos para disciplinar suas atividades, garantindo legalidade, padronização e aderência às melhores práticas e à estratégia corporativa.

Estrutura e Gestão de Riscos

A estrutura da gestão de riscos ocorreu por meio da criação das áreas responsáveis pela função de Conformidade e Gestão de Riscos, da aprovação Política de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos – PO 900/02 – PGIRC, dos fatores de riscos institucionais, dos critérios de avaliação dos riscos e dos níveis aceitáveis de exposição aos riscos associados.

O Sistema de Gestão de Riscos é composto pela integração de diversos instrumentos que se correlacionam para criar o ambiente de controle para se gerenciar riscos, conforme figura abaixo:

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Papéis e responsabilidades na Gestão de Riscos

Os papéis e as responsabilidades estão definidos na PGIRC – PO – 900/02, com base no Modelo das Três Linhas do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA, representado na figura abaixo.

A partir do Modelo das Três Linhas, a Unidade Responsável - UR, como primeira linha:  identifica, analisa, mensura a probabilidade e impacto dos riscos; define as respostas aos riscos (mitigar, evitar, transferir, compartilhar ou aceitar ); estabelece medidas de controle e acompanha a eficácia dessas medidas, no prazo definido, bem como, monitora a ocorrência dos riscos, com a análise dos dados gerados pelos indicadores chaves de riscos e acompanha estes eventos ao longo do tempo. Essas atividades são auxiliadas pela equipe de gestão de riscos e conformidade corporativa, como segunda linha, com a metodologia, capacitação nos conceitos e no acompanhamento dos riscos ao longo do tempo.

A Auditoria Interna avalia, de forma independente e como terceira linha, a eficácia do gerenciamento de riscos e a efetividade do sistema de controle interno, reportando eventuais deficiências e propondo ações de melhorias expedindo recomendações no Relatório de Auditoria Operacional para as unidades organizacionais envolvidas com prazos estabelecidos.

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Fatores de Riscos Institucionais

Os fatores de riscos são os tipos de riscos enfrentados por uma organização podem variar dependendo do setor de atuação, da natureza das operações e dos objetivos específicos da Empresa. Os riscos institucionais são aqueles associados à estrutura, à governança e ao funcionamento da Instituição. Eles podem ter um impacto significativo na capacidade da organização de alcançar seus objetivos e cumprir a sua missão.

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Programa de Integridade da EBC

O Conselho de Administração da EBC aprovou o Programa de Integridade, em 30 de setembro de 2021, por meio da Deliberação DIREX nº 66 de 30 de setembro de 2021, elaborado em observância à Política de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos – PO 900/02 – PGIRC.

O Programa de Integridade tem como principal objetivo promover a prevenção da prática de desvios éticos, de ilícitos administrativos e de fraudes no âmbito da Empresa. O Programa integra as ferramentas de governança e sistematiza as medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção e à punição de possíveis desvios éticos e de conduta. Busca, também, mitigar os riscos de integridade que podem impedir que a Empresa alcance seus objetivos em todos os níveis e expandir o seu alcance em políticas públicas implementadas e monitoradas pela EBC.

Essas medidas estão alinhadas à estratégia da Empresa e à promoção da cultura de integridade, com foco em:

• fortalecer as instâncias de integridade;

• instituir os mecanismos de gerenciamento de riscos;

• desenvolver uma gestão capaz de lidar com as incertezas;

• responder a eventos que representem risco ao atingimento dos objetivos organizacionais;

• resolver questões que envolvam possíveis violações éticas; e

• criar uma cultura ética que rejeite naturalmente a ocorrência de conflitos de interesse, de práticas de nepotismo, de desvios de conduta e de atos de corrupção e fraude.

O Programa de Integridade da EBC é constituído por cinco dimensões:

I. desenvolvimento do ambiente de gestão do Programa de Integridade;
II. análise periódica de riscos;
III. estruturação e implantação de políticas e procedimentos;
IV. comunicação e treinamento;
V. monitoramento do Programa de Integridade e Medidas de Remediação e Disciplinares.

O Programa encontra-se disponível neste link.

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