Pelo 4º ano consecutivo, EBC lidera ranking de Desempenho das Empresas

Publicado em 14/09/2023 - 18:15 e atualizado em 15/09/2023 - 11:00

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ficou, pelo 4º ano consecutivo, em primeiro lugar no Ranking de Desempenho na Qualidade da Informação de Custos na categoria Empresas Estatais Dependentes do Tesouro Nacional. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (14), durante o XIII Encontro de Gestão de Custos do Setor Público. A solenidade ocorreu on-line.

“Estou muito feliz com esse reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito por empregadas e empregados da EBC. Ver a empresa em primeiro lugar entre as 19 empresas estatais dependentes é um orgulho muito grande para todos nós”, destacou o presidente da empresa, Hélio Doyle. Ele aproveitou o momento para agradecer o empenho da equipe da Gerência Executiva de Orçamento, Finanças e Contabilidade.

Também acompanharam o evento a gerente-executiva de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Sonia Medeiros; o gerente de Orçamento e Custos, Milton Vilarouca Neto; o coordenador de Custos, Enio Alves de Souza; o coordenador de Execução Orçamentária, Antonio Martins de Araujo Filho; a coordenadora substituta de Planejamento Orçamentário, Jacicleide de Jesus da Conceição Rosa; e o empregado da Coordenação de Execução Orçamentária, Rubem Sergio Silva Rosa.

EBC lidera ranking de Desempenho das Empresas Estatais Dependentes

Ao explicar a metodologia premiada, nomeada Informações de Custos, Enio Alves de Souza destacou que a ação tem sido utilizada como um importante instrumento gerencial. "A partir dos dados gerados, conseguimos identificar todos os custos e serviços praticados pela empresa e, assim, fornecer importantes informações para ajudar os gestores na tomada de decisões”, afirmou.

O coordenador de Custos destacou, ainda, que a iniciativa não é apenas interna. Está disponível no portal da EBC para que todo e qualquer cidadão possa ter acesso ao que a empresa faz e quanto custa cada ato praticado por ela. “Inclusive, mais de 14 órgãos já nos procuraram para saber mais sobre a nossa metodologia que pode ser replicada por todos a fim de que outras estatais dependentes possam também alcançar os resultados que estamos alcançando aqui em termos de eficiência da informação e de qualidade dos gastos no setor público”, completou.

O ranking de desempenho, segundo o Tesouro Nacional, foi elaborado a partir de indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência, de utilização de ferramentas de detalhamento de custos disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e de economia no consumo de insumos.

Compartilhar: