Rede Nacional de Comunicação faz balanço sobre as ações de 2023

Publicado em 20/12/2023 - 15:22 e atualizado em 20/12/2023 - 15:38

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresentou, nesta terça-feira (19), em encontro virtual, balanço das ações de 2023 e perspectivas para 2024. A apresentação foi feita pela diretoria da EBC para gestores das emissoras e instituições parceiras da RNCP.

O presidente da EBC, Jean Lima, destacou iniciativas marcantes que aconteceram este ano na empresa. Entre elas, a separação da comunicação pública da governamental; a expansão da Rede com a adesão de universidades e institutos federais; a assinatura da parceria para iniciar o projeto piloto do programa Brasil Digital; as atividades para a retomada da TV Brasil Internacional e a instalação do Grupo de Trabalho para debater a participação social e propor medidas para o aprimoramento da comunicação pública. 

“Todas essas iniciativas resumem bem o que foi 2023 e só temos a agradecer pela parceria de todos. Estamos com muita esperança e coragem para enfrentar o ano que vem. Toda a diretoria está comprometida com o papel de coordenar o sistema da RNCP e entregar ainda mais”, ressaltou. 

A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, afirmou que o aumento dos parceiros é uma conquista compartilhada. “É uma alegria estar aqui nesse momento depois de importantes marcos neste ano. As instituições de ensino ganharam fazendo parte da Rede e nós, da EBC, ganhamos com novas emissoras de TV e maior cobertura", disse. Para 2024, um dos objetivos é aumentar a expansão e implantar novas emissoras. 

A diretora de Administração, Finanças e Pessoas, Sabrina Gabeto, informou que a EBC tem buscado mecanismos para simplificar processos burocráticos. “Estamos muito felizes com o projeto de expansão da Rede e sabemos o quão complexo é o desenvolvimento de uma política pública até que seja feita a entrega para a ponta. Temos buscado modelos que simplifiquem e facilitem alguns processos para que possamos chegar ao usuário final e entregar todos os conteúdos para as emissoras”, destacou.

Programação

A diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, citou a nova grade de programação que estreou este ano e apresentou o que está previsto para o próximo. “A partir de 26 de fevereiro, vamos ter um novo redesenho na grade, novos conteúdos e a estreia do Sem Censura”, disse. 

Cida Matos, diretora de Jornalismo, afirmou que este foi um ano de reconstrução e citou o trabalho que vem sendo feito. “Eu tenho o maior orgulho de dizer que o telejornal Repórter Brasil não vive sem a participação dessa Rede. A gente não consegue mais fazê-lo sem ter a participação de vocês”, afirmou. Cida destacou as condições para consolidar o alcance da Rede. "Entendemos a importância de o sinal chegar em todos os locais com uma boa programação e temos força para isso”, afirmou. 

A superintendente de Serviços de Comunicação, Flávia Filipini, reforçou o papel educativo e social do setor. “Embora os nossos canais, como o Canal Gov, tenham um conteúdo governamental, o nosso objetivo é prestar contas e produzir conteúdos que interessem às emissoras, que ampliem o acesso à comunicação e impactem a vida do povo brasileiro”, disse. 

EBC nas redes sociais

Nicole Briones, superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC, destacou a criação da área neste ano e como ela é útil para a RNCP. “Antes, a EBC era uma empresa que não investia na cultura digital. Agora, estamos em todas as plataformas. Os nossos canais funcionam como curadoria para as emissoras da Rede acompanharem os nossos conteúdos e os lançamentos. Temos a missão, em 2024, de preencher ainda mais a nossa programação de conteúdo. Para isso, essa troca com as emissoras parceiras é fundamental”, afirmou.  

Tecnologia e operação

O diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, José de Arimatéia, destacou que a ampliação da comunicação pública e a expansão de sinal são fundamentais para consolidação da Rede e para atingir as populações mais carentes. “Estamos focados na ampliação de sinal e na melhoria da estrutura e de condições técnicas para que possamos chegar a mais locais, fazendo com que a comunicação pública esteja à disposição de toda a população. Também esperamos entregar estúdios reformados e aumentar o suporte técnico para as praças e para as emissoras parceiras”, disse.

whatsapp_image_2023-12-19_at_20.10.50_1.jpeg

 

Parceiras

Participaram do encontro virtual representantes de Pernambuco, Distrito Federal, Caatinga, Piauí, Pará, Bahia, Vitória, entre outros locais. No momento das falas, eles parabenizaram a entrada dos Institutos Federais e das Universidades na Rede e falaram da importância de apoio para atualização das estruturas e manutenção de equipamentos. 

Talita Marques, da TV Pernambuco, afirmou que o encontro foi essencial para acompanhar as mudanças na programação e o fortalecimento da EBC e da RNCP. “A TV Pernambuco também está entrando em uma nova fase com boas perspectivas e esperamos continuar a fazer boas parcerias e troca de conteúdo”. 

Representante da TV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Crislaine Oliveira destacou que a equipe está entusiasmada com as novidades de 2024. “A TV parabeniza a todos e a todas por esta importante e necessária expansão da comunicação pública e está animada com o que está por vir no próximo ano”, disse.

RNCP

A RNCP, prevista na lei de criação da EBC e constituída em 2010, é formada por emissoras de TV e rádio que atuam por todo país. Atualmente, consta entre as cinco maiores redes de radiodifusão do país. Em outubro, 32 universidades federais assinaram acordos com a EBC visando a operação de mais de 70 novas estações. Instituições de ensino públicas estaduais e municipais também já estão em trâmite para adesão à RNCP.

Compartilhar: