Terceira temporada do podcast Histórias Raras estreia 29/02

Publicado em 28/02/2024 - 17:03 e atualizado em 28/02/2024 - 18:25

Histórias Raras, o podcast da Radioagência Nacional que aborda o universo das doenças raras com sensibilidade e informação, estreia sua terceira temporada nesta quinta-feira (29). Serão mais três episódios que prometem emocionar o público ao compartilhar experiências de pessoas com doenças raras, falando da vida para além da condição de saúde.  

Na edição que abre a nova temporada, o episódio apresenta a vivência de crianças raras e suas famílias. Elas contam sobre como é crescer tendo uma doença rara, os desafios e também o que gostam de fazer em seu dia a dia.

O segundo episódio aborda a importância dos grupos de apoio para aqueles que lidam com doenças raras. Entrevistas com membros ativos dessas comunidades mostram como o apoio mútuo pode ser uma fonte fundamental de conforto, conhecimento e solidariedade.

Encerrando a temporada, o terceiro episódio mostra a relevância das políticas públicas no contexto das doenças raras, os desafios enfrentados pelas comunidades afetadas e a necessidade de políticas inclusivas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Histórias Raras começou com relatos de descoberta, convívio e luta por visibilidade de mulheres com doenças raras. A segunda temporada mostrou pessoas com histórias raras de descobertas tardias ou transtornos neurobiológicos. E para encerrar esse trabalho de histórias reais, o conteúdo aborda a infância, os grupos de apoio e as políticas públicas voltadas para os Raros.  

Série
Quer conhecer o trabalho completo? Clique aqui e confira todos os episódios já publicados.

A série jornalística foi desenvolvida pela Radioagência Nacional que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ideia do podcast é mostrar a descoberta, o convívio e a busca por visibilidade das pessoas que têm condições de saúde incomuns.

Plataformas diversas

O conteúdo também pode ser conferido no YouTube da Rádio Nacional com recursos de acessibilidade como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas para pessoas com deficiência auditiva. O ouvinte ainda pode acompanhar os episódios da série Histórias Raras na programação da Rádio Nacional.  

A Radioagência Nacional distribui reportagens, boletins, programetes e podcasts que são disponibilizados gratuitamente para todas as emissoras de rádio do país, além do público em geral.

Doenças Raras

O Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado no último dia do mês de fevereiro em vários países. A data, criada em 2008 com o objetivo de dar visibilidade ao tema, busca conscientizar e sensibilizar a população sobre a existência e cuidados com essas doenças que, muitas vezes, são desconhecidas pela sociedade. A divulgação de informações busca chamar atenção para o acesso a diagnóstico precoce e tratamentos adequados.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos. O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas convivem com essas patologias.  

Compartilhar: