“A audiência sobre os programas religiosos é mais um passo em um longo e importante processo da EBC”

Publicado em 12/03/2012 - 16:44

A presidente do Conselho Curador da EBC, Ana Fleck, ressalta a importância e explica como se dará a audiência pública que ocorre no próximo dia 14 de março na EBC, organizada pelo Conselho

Como se dará a audiência pública que acontece no dia 14 de março na EBC?

A audiência será um momento especial de o Conselho Curador e a EBC como um todo tomarem conhecimento das diversas visões da sociedade brasileira sobre o tema da programação religiosa nos veículos da EBC. Ela dará espaço a até 35 contribuições, e não terá caráter deliberativo. Será um momento de recolher opiniões e sugestões sobre o tema.

Quem pode participar?

Todo e qualquer cidadão e cidadã brasileiros. Dividimos as 35 inscrições, cada uma com até 5 minutos, em 3 blocos. Um deles é voltado às pessoas e entidades que participaram da Consulta Pública sobre o tema, organizada em 2010 pelo Conselho. O segundo bloco destina-se a quem se inscreveu previamente pela internet. E o terceiro bloco refere-se a todas as pessoas participantes da audiência. Alguns trabalhadores da EBC têm nos perguntado a respeito, e ela é aberta aos funcionários da empresa também.

São esperadas mais do que 35 pessoas?

Acreditamos que isso seja possível, pois muitos setores interessados, ligados diretamente ao tema ou não, envolvidos com os debates sobre a comunicação, etc. Separamos 15, 10 e 10 inscrições, respectivamente, para cada bloco. Caso venham pessoas em número superior a esse total destinado a cada bloco, faremos um sorteio, ao vivo e de forma transparente na própria audiência, a fim de definir as pessoas que apresentarão suas contribuições ali.

E quem não conseguir participar na hora, não terá mais como colaborar?

Pelo contrário. A audiência é um momento de grande interesse, mas ela faz parte de um longo e importante processo da EBC sobre o tema. Quem não participar da audiência, seja pelo número de inscritos seja por dificuldades em vir no dia, poderá posteriormente apresentar sua visão. Todas as contribuições serão encaminhadas ao Conselho Curador, à EBC e ao grupo consultivo criado pelo Conselho para tratar dessa questão. Essas informações adicionais serão divulgadas no site do Conselho Curador após a audiência.

Qual desfecho a senhora visualiza para esse debate?

Esse debate iniciou-se ainda em 2010, e foi objeto de diversas reuniões do Conselho Curador. O debate vem amadurecendo, não na EBC, mas na sociedade em geral. O Congresso Nacional tem debatido a questão, o Executivo federal, e até foram apresentadas ações na Justiça relativas aos programas. Recentemente, a EBC solicitou ao Judiciário a suspensão desses processos, além de ter ampliado o diálogo com toda a sociedade e com os setores diretamente envolvidos. O Conselho Curador, a empresa e esses segmentos atuam hoje para que se chegue à melhor solução. E tenho certeza de que conseguiremos construir algo muito interessante, uma referência para os demais veículos de comunicação, sejam eles públicos ou privados. Isso será feito no tempo necessário, com democracia e valorização da participação da sociedade.

Compartilhar: