Documentário do diretor Joel Zito Araújo reflete sobre a exploração sexual

Publicado em 10/02/2016 - 14:39

Por Gerência de Comunicação Editor EBC

A TV Brasil apresenta o documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado” nesta quarta (10), às 22h, na sessão Sala Brasil. Premiado no país e no exterior, o filme do cineasta Joel Zito Araújo denuncia o grave problema relacionado à exploração sexual.

Em “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado”, o diretor viaja pelo nordeste brasileiro e pela Europa, em países como Itália e Alemanha, para entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.

De acordo com a produção, cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual. Crianças vítimas de abusos como a pornografia ou turismo sexual alcançam a marca de 1,8 milhões no mundo.

Apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria até consegue encontrar um grande amor e casar.

O cineasta discute o sonho de cinderela de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Muitas migram e se tornam dançarinas em apresentações de ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, outras se transformam em prostitutas. Mas, uma minoria consegue criar o seu final feliz.

O documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado” conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor na votação do público do Festival Iberoamericano de Sergipe (Curta-SE 9). No Festival de Brasília, o longa ganhou Menção Honrosa, mesmo reconhecimento oferecido pelo Júri da Mostra Vidas na Tela de Natal. A produção foi considerada o Melhor Documentário também na votação do público.

Ficha Técnica
Ano: 2008.
Gênero: documentário.
Direção: Joel Zito Araújo.
Inédito.
Duração: 108 min.
Classificação indicativa: 16 anos.

Serviço
"Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado" – quarta (10), à 22h, na TV Brasil

Compartilhar: