Nação traça panorama sobre a história da capoeira nesta quinta (25)

Publicado em 25/02/2016 - 15:57

O programa Nação desta quinta (25), à meia-noite, na TV Brasil, apresenta uma perspectiva histórica sobre a origem e o desenvolvimento da capoeira, considerada um esporte genuinamente brasileiro, mas que teve origem na África. Da trajetória de marginalização desde os tempos da escravidão a esporte elitizado, a capoeira foi tombada como patrimônio imaterial brasileiro em 2008.

A atração apresentada por Fernanda Carvalho destaca as particularidades da capoeira angola, mais antiga e tradicional, bem como os aspectos da capoeira regional. O programa lembra os grandes mestres para distinguir as características de cada modalidade. Ainda nesta edição destaca o momento atual da capoeira e os ensinamentos que são passados para os futuros capoeiristas.

Expressão cultural afro-brasileira, a capoeira mistura luta, dança, cultura popular e música, contribuindo decisivamente para a difusão da língua portuguesa pelo mundo. O jogo é uma excelente ferramenta educativa e agente de integração sociocultural entre crianças, adolescentes e adultos, independente de raça, sexo, de seus costumes ou classes sociais.

O Nação resgata essa trajetória de mais de 300 anos de história. Praticada em mais de 150 países, a capoeira reafirma esse ideal de alegria e cooperação em cada roda. Através de ensinamentos de velhos mestres e do espírito esportivo dos novos capoeiristas, o programa revela o desenvolvimento dessa arte singular.

Serviço:
Nação – quinta-feira (25) à meia-noite, na TV Brasil.

Compartilhar: