Movimento budista Soka Gakkai ganha as telas da TV Brasil na série Retratos de Fé

Publicado em 01/04/2016 - 16:13

O programa Retratos de Fé desta sexta (1), às 18h30, na TV Brasil, apresenta a dinâmica do movimento budista Soka Gakkai, presente em todo o mundo. "É uma associação religiosa que reúne praticantes do Budismo Nitiren, com treinamento humanístico com base nos princípios de paz, cultura e educação", explica Monique Bezerra da Silva, Coordenadora de Região no Rio de Janeiro da Associação Brasil SGI.

Os membros da Soka Gakkai valorizam o bem-estar do próximo. A prática da associação desperta um processo de transformação interior conhecido como "revolução humana". Eles seguem os ensinamentos do livro fundamental Sutra de Lótus de Sakyamuni.

Segundo Antonio Ioshio Nakamura, Vice-Presidente da BSGI que mora em São Paulo, o Budismo Nitiren surgiu no século XIII. "Um sábio chamado Nitiren revelou, baseado nos estudos feitos no Sutra do Lótus, ápice dos ensinamentos de Sidarta Gautama, que a prática deveria ser feita através da manifestação do poder interior: a recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo", comenta sobre o Daimoku.

O praticante José Ricardo Oliveira, de Salvador, conta sua experiência nesta tradição religiosa. "Até os 15 anos de idade, frequentei um pouquinho de cada religião. O que eu buscava era uma resposta clara do porque que a gente sofre tanto. E eu sempre encontrava explicações pautadas em um ser externo. O que o Budismo me ensinou foi justamente o contrário. O Budismo me dizia 'você tem o poder se tornar feliz e você sofre se você quiser"".

Também na capital baiana, a equipe da série entrevista a praticante Ana Bárbara Rocha. Ela relembra o início de sua história na Soka Gakkai. "Na primeira vez que eu participei de uma reunião, lembro do aspecto das pessoas. Elas me olhavam no olho e agradeciam por eu estar naquele momento ali. As pessoas me receberam com muita alegria e aquilo foi fantástico para mim. Era tudo que eu estava precisando naquele momento", recorda.

Serviço
Retratos de Fé – sexta-feira (1), às 18h30, na TV Brasil

Compartilhar: