Programa Especial tem edição sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado em 01/04/2016 - 16:16

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado neste sábado (2), o Programa Especial vai fazer uma homenagem às pessoas com autismo às 12h30, na TV Brasil. A equipe da atração entrevista o cartunista Rodrigo Tramonte e a família do menino Ícaro, de 9 anos. O paratleta Lauro Chaman participa do quadro Paralímpicos.

Diagnosticado aos 30 anso com a Síndrome de Asperger, o cartunista Rodrigo Tramonte fala sobre o autismo.

"Nasci em Florianópolis, em 1980, numa época em que nem os próprios psicólogos sabiam o que era o autismo. Os profissionais ainda não entendiam que o autismo tem vários níveis e espectros. Uma amiga fonoaudióloga reparou que eu tenho alguns sintomas do Asperger como a ecolalia, repetir as palavras que as pessoas dizem", exemplifica.

Rodrigo ainda comenta o lançamento de um livro de quadrinhos com histórias bem humoradas sobre o cotidiano dele. "Eu sempre desenhei, desde criança. É uma forma de eu expressar aquilo que é difícil conseguir expressar pelas palavras, pela comunicação social. Foi um meio que eu consegui de me aproximar das pessoas. O livro 'Humor Azul - O Lado Engraçado do Autismo' une os meus dois principais interesses: história em quadrinhos, desenho de humor e o autismo. Ele mostra alguns episódios da dificuldade de socialização, só que de uma forma bem humorada. O personagem é azul, é uma pessoa autista de 30 anos, é parcialmente inspirado na minha vida e nos relatos de alguns amigos autistas adultos.”

Ícaro Pereira tem 9 anos e aos 4 foi diagnosticado com autismo. Ainda bebê, ele foi adotado por Márcia Fonseca. Ela conta como foi o desenvolvimento do menino.

Serviço:
Programa Especial – sábado (2), às 12h30, na TV Brasil.

Compartilhar: