Segue o Som volta com dois programas especiais na TV Brasil neste sábado (25)

Publicado em 24/06/2016 - 16:20
Programas abordam o Festival de Roskilde

A TV Brasil exibe duas edições especiais do programa Segue o Som a partir deste sábado (25), às 22h. O músico e apresentador Maurício Pacheco foi até a Europa conferir o Festival de Roskilde, na Dinamarca, um dos principais do Velho Continente. A produção é da Giros.

A atração visitou o evento no ano passado e aproveita a edição desse ano, entre 25 de junho e 2 de julho, para mostrar um pouco do festival, considerado um dos três maiores da música pop na Europa.

Além de acompanhar os shows, Maurício Pacheco entrevista os realizadores do festival e bate um papo com artistas de vários gêneros que vieram de diversas partes do mundo: americanos, argentinos, suecos e até congolenses. Ainda conversa com os músicos brasileiros do Metá Metá e do duo Tropkillaz que participaram da programação em 2015.

O primeiro episódio vai ao ar no sábado, 25 de junho, às 22h, justamente no dia de abertura da edição deste ano do evento. Na semana seguinte, a emissora traz uma perspectiva sobre a música dinamarquesa. O apresentador explica a dinâmica da mercado fonográfico na região e ainda mostra a cena eletrônica escandinava.

Festival de Roskilde

O Segue o Som vai para a Dinamarca e visita o Festival de Roskilde, um dos maiores eventos de música no planeta. O evento existe desde 1971 e ao longo da sua trajetória já recebeu nomes como “The Clash”, “Nirvana”, “U2”, “The Smiths”, “Radiohead”, “David Bowie”, “Kraftwerk”, “REM” e “The Rolling Stones”.

Ano após ano, a marca continua se firmando como garantia de line-ups com alguns dos maiores artistas locais e mundiais. Além da boa música, o evento chama atenção pelas suas atividades artísticas paralelas e pela sua consciência social.

O festival foi criado por dois estudantes junto a um promotor de eventos, mas em 1973 o evento passou a ser organizado por uma fundação sem fins lucrativos, que tem por objetivo apoiar iniciativas que beneficiem crianças e jovens. Desde sua criação, gerou mais de 26 milhões de euros e todo esse dinheiro foi doado para projetos humanitários e culturais.

O apresentador Maurício Pacheco conhece Peter Hvalkof, um dos responsáveis pela escolha e contratação das atrações de cada edição, e conhece mais sobre a história do festival, que ainda conserva o espírito hippie e “paz e amor” com que foi concebido. “A maioria das pessoas que trabalha no festival é formada por voluntários. Acho que esse espírito do voluntariado é algo bem escandinavo, poucas pessoas de outros países acreditam que tudo isso foi criado graças a trabalho voluntário. A gente mantém o espírito hippie que foi a gênese do festival”, diz Hvalkof.

No evento de 2015, Maurício vê apresentações de artistas do mundo inteiro e conversa com os brasileiros do Metá Metá e do duo Tropkillaz. Thiago França, um dos membros do Metá Metá comenta a participação no Festival.

“Pra gente é um negócio muito forte, estar lá em São Paulo, fazendo um monte de coisa e alguém da Dinamarca te convidar pra vir aqui. A gente está chegando pela porta da frente aqui, sendo bem recebido”. Maurício também conversa com a cantora argentina Mariana Yegros, com os roqueiros americanos do Corrosion of Conformity, com os dinamarqueses da banda de synth pop Lust for Youth, o rapper sueco Timbuktu, o congolense Jupiter Bokondji e muito mais.

Serviço:
Segue o Som – Festival de Roskilde – sábado (25/6), às 22h, na TV Brasil.
Segue o Som – Cena musical dinamarquesa – sábado (2/7), às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: