Nação debate a formação das crianças negras nesta quarta (19)

Publicado em 18/10/2016 - 14:28 e atualizado em 18/10/2016 - 14:55
MC Soffia usa o rap para incentivar crianças a terem orgulho de serem negras

Programa identifica que o preconceito e a falta de referências já começam na infância
 
No segundo episódio especial sobre as crianças negras, o Nação desta quarta (19), às 21h50, na TV Brasil, analisa a importância da formação étnica dos jovens. A atração destaca ainda como essa contribuição ajuda no empoderamento das crianças negras.
 
A edição desta semana ressalta que é quase sempre na infância, quando as crianças acreditam ser todas iguais, que a garotada negra descobrem o que significa o preconceito. Para contextualizar a questão, o programa traz exemplos como o da rapper mirimMC Soffia que faz rimas contra o racismo.
 
Ela começou a cantar aos seis anos. Aos sete, MC Soffia se apresentou no Vale do Anhangabaú, no aniversário da cidade de São Paulo. Com 11 anos, a rapper estourou com a música "Menina Pretinha". Aos 12, a pequena artista encantou o mundo com as suas canções e a sua postura. Através do rap, ela encontrou um modo de incentivar os outros jovens a se orgulharem por serem negros. 

 
O Nação dá exemplos de como o racismo afeta as crianças por meio de ações como a rejeição de alguns colegas na escola, a discriminação disfarçada de piadas e brincadeiras. Outro aspecto relevante é a falta de referências, que vão desde os contos de fada, passando pela mídia, até situações simples do cotidiano.
 
Mesmo sem saber o que é preconceito racial, as crianças se vêem obrigadas a enfrentá-lo. Se já é difícil na fase adulta, com os pequenos o racismo consegue ser ainda mais cruel.
 
Apresentado por Fernanda Carvalho, o programa Nação é produzido pela TVE/RS.
 
Serviço:
Nação – quarta-feira (19) às 21h50, na TV Brasil.

Compartilhar: