Orquestra Johann Sebastian Rio e a PianOrquestra participam do Estúdio Móvel

Publicado em 28/11/2016 - 15:26 e atualizado em 28/11/2016 - 15:36

Por Gecom


Liliane Reis entrevistam artistas sobre as diferentes maneiras de divulgar a música clássica

Na edição de número 1.400 do programa Estúdio Móvel, a jornalista Liliane Reis recebe a Orquestra Johann Sebastian Rio e a PianOrquestra nesta terça (29), às 17h30, na TV Brasil. Os dois grupos compostos por jovens promovem a música clássica com uma atitude contemporânea e desconstroem os rótulos do senso comum.

A Johann Sebastian Rio faz da música barroca um mote para vídeos e apresentações recheadas de bom humor e visualidade. Ela foi a primeira orquestra brasileira a se lançar na internet e vem conquistando um novo e efetivo público de música clássica com seus vídeos inusitados e concertos leves e interativos.

Alguns dos integrantes participam do programa no estúdio com a apresentadora. "Os vídeos conversam com um público de música sinfônica", explica o diretor Bruno Vouzella que explica como os músicos passaram a interagir nas produções. "Eles foram ficando mais à vontade. São artistas de altíssimo nível, que tocam nas melhores orquestras do Brasil, e se propuseram a atuar. Isso só se faz quando tem muito prazer em desenvolver uma atividade", conta para Liliane Reis.

Já a Pianorquestra serve-se da multiplicidade de timbres que um piano pode oferecer muito além das teclas pretas e brancas para promover uma epifania sonora explorando a engenharia do instrumento. Criado em 2003, o conjunto é considerado um dos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira em uma formação que envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado.

Para os artistas da Orquestra Johann Sebastian Rio e da PianOrquestra, a música é uma linguagem universal que une passado, presente e futuro numa construção contínua de arte e prazer.

No bate-papo, a pianista Marina Spoladore explica alguns dos desafios da PianOrquestra. "Apesar de ser um instrumento grande, ele tem pouco espaço. É um casamento entre o trabalho cênico e visual com uma proposta de coreografia", destaca.

Serviço:
Estúdio Móvel – terça-feira (29), às 17h30, na TV Brasil.

Compartilhar: