Lenine bate-papo com Aderbal Freire-Filho no Arte do Artista da TV Brasil

Publicado em 13/01/2017 - 10:50 e atualizado em 13/01/2017 - 10:54

Por Gecom

Entrevista é a primeira de uma sequência de dois programas especiais com o músico pernambucano

(Foto: Bruno Souza)

O Arte do Artista recebe o cantor e compositor pernambucano Lenine para uma descontraída conversa repleta de música com Aderbal Freire-Filho no programa desta segunda (16), às 21h30, na TV Brasil.

Com seu violão a tiracolo, o artista toca e canta vários sucessos de seus repertório como "Castanho" e "Simples assim", do seu mais recente álbum, "Carbono". A entrevista segue na semana seguinte com mais músicas e histórias.

Nesse primeiro encontro, Lenine aborda acontecimentos marcantes de sua trajetória, recorda grandes momentos da carreira e destaca parcerias de seus trabalhos e também os novos projetos. As grandes expressões da arte pernambucana, o Recife, sua história e cultura, que Lenine tão bem representa, não ficam de fora da conversa.

Lenine também explica como combina literatura e música em sua obra. "Faço meus discos como romances. A sequência de músicas segue essa lógica. A sucessão das canções são os capítulos de uma narrativa", afirma o compositor. "Nesse processo todo teve uma perspectiva de preservar um certo coletivo no fazer que tinha muito a ver com o teatro", ressalta.

"Consegui diferenciar o que é o disco, um processo no estúdio, para o ritual dionisíaco que é o palco. São duas coisas completamente diferentes. Equilibrar isso é o grande jogo para quem trabalha com música. Foi fundamental preservar no 'aqui e agora' da execução o teatro, esse lado coletivo, o exercício de fazer junto. Essa experiência dá uma sabor completamente diferente. O disco é apenas uma foto daquelas canções. Depois você pode 'vesti-las' de outra maneira", reflete.

Apaixonado pela natureza, o músico provoca gargalhadas do apresentador com tiradas incríveis. "Eu faço minhas turnês em função das plantas que eu quero ver", confessa Lenine.

"Tenho uma rede de amigos. Essa relação com a botânica é quase como uma segunda paixão na vida das pessoas, algo que surge depois da aposentadoria. A faixa etária dessa turma é de 80 anos pra cima", diverte-se o cantor. "Eles têm o prazer de dividir o conhecimento. Isso me municia muito".

No decorrer da entrevista, Lenine também revela com as orquídeas entraram em sua vida. "Foi uma paixão fulminante e avassaladora. Depois que meus filhos começaram a crescer um pouco, senti uma certa necessidade de ter um canto para contato com a terra e os animais. Queria fazer um pomar", diz Lenine.

Serviço:
Arte do Artista – segunda (16), às 21h30, na TV Brasil.
Arte do Artista – segunda (16) para terça (17), à 3h15, na TV Brasil.
Arte do Artista – sábado (21) para domingo (22), à 0h30, na TV Brasil.

Compartilhar: