Geovanna Tominaga visita Mercado Municipal de Curitiba em série da TV Brasil

Publicado em 08/02/2017 - 17:20 e atualizado em 09/02/2017 - 09:37

Por Gecom

Programa revela alimentos tradicionais da culinária parananense

 

 

 

O Mercado Municipal de Curitiba é o destino da edição deste sábado(11) do programa Mercados que a TV Brasil apresenta às 15h30, sob o comando de Geovanna Tominaga. O sexto episódio da série, na capital do Paraná, destaca os alimentos e pratos típicos da região com os quais os moradores se identificam como o pinhão, palmito pupunha e cará.

 

A apresentadora entrevista comerciantes que contam a história do entreposto comercial inaugurado em 1958 que já teve outras duas sedes. Eles recordam como suas famílias dedicaram as vidas ao empório.

 

O chef convidado Celso Freire revela curiosidades sobre a culinária local para Geovanna Tominaga. O programa ainda mostra uma "carninha de onça" feita no Mercado que de onça só tem o nome.

 

A série ainda acompanha o chef João Sotto que preparae um barreado, prato típico da região, no bairro do Batel. Ainda na edição desta semana, a cantora Thais Gulin dá um depoimento sobre suas lembranças da cozinha local. "A memóra da comida do Paraná é muito presente", conta a artista que está há 14 anos no Rio de Janeiro.

 

 

Sobre a série Mercados

 

Em 13 episódios, a série Mercados visita tradicionais empórios de alimentos do país, sendo que alguns deles tem mais de um século de existência. A cada edição, o programa traz a história do entreposto, desde sua criação até a oferta de alimentos regionais.

 

"Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar", diz Geovanna Tominaga. "O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil", completa a apresentadora.

 

A série Mercados é uma produção da Sete Personagens. Os programas, com 26 minutos cada, traçam um roteiro da produção gastronômica brasileira de 13 mercados regionais: Belém, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Recife , Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

"Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns ‘mercados’, que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos expostos a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país", afirma Mariana Alvim, diretora e roteirista do programa.

 

Serviço

Mercados – Mercado São Sebastião de Fortaleza – sábado (11), às 15h30, na TV Brasil

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