Cantora paraense Aíla é a convidada do Estação Plural

Publicado em 27/10/2017 - 09:29

O programa Estação Plural desta sexta-feira, dia 27, recebe a cantora Aíla. Nascida em Belém (pará), ela é um dos nomes em destaque da nova música paraense que conquistou o Brasil. No programa, Aíla conversa com os apresentadores Ellen Oléria, Fernando Oliveira, o Fefito, e Mel Gonçalves sobre visibilidade lésbica e seus novos projetos.  O Estação Plural vai ao ar às 23h, na TV Brasil. 

Junto com sua namorada, a artista visual Roberta Carvalho, Aíla idealizou o Festival M.A.N.A. (Mulher, Artes, Narrativas, Ativismo). O Festival debate o protagonismo feminino na produção cultural e promove oficinas para conectar ideias entre ativistas e artistas de diferentes espaços de Belém. 

“Queremos fomentar a cena de Belém, questionar a desigualdade de gênero e lutar pelo protagonismo da mulher amazônica nas artes”, resume Roberta. “Não temos em Belém as iniciativas de fortalecimento feminino que rolam sempre na capital paulista, a resistência lá precisa ser maior”, diz Aíla. 

No programa, o trio de apresentadores discute também o acesso às bibliotecas no Brasil, com entrevistas de Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira de Bibliotecários; Michelli Costa, doutora em biblioteconomia; e Cristian Brayner, idealizador do projeto Biblioteca da Diversidade.

Pesquisa do Ibope feita a pedido do Instituto Pró-Livro aponta o crescimento de 6% do número total de eleitores no Brasil entre 2011 e 2015. Na pesquisa, 40% dos entrevistados disseram que não vão a bibliotecas por falta de tempo. Apenas 5% dos entrevistados informaram ir sempre a uma biblioteca. Outros 66% responderam que não frequentam bibliotecas, 14% disseram que raramente visitam e 15% que costumam ir às vezes.  

No bate-papo, os apresentadores debatem ainda as diferenças entre bom senso e senso comum. “Afinal, bom senso existe ou não existe?”, perguntam Ellen, Fefito e Mel. 

Estação Plural  faz semanalmente um bate-papo descontraído sobre pautas relacionadas à diversidade e apresenta um novo olhar para a discussão de temas comportamentais que despertem o interesse do público.

A cada edição, o trio de apresentadores recebe um convidado especial no estúdio da emissora. A conversa contempla as questões do mundo LGBT e assuntos que estimulem a reflexão e a curiosidade do telespectador, a partir da ótica dos entrevistados e de Ellen, que é lésbica; Mel, que é transexual, e Fefito, que é gay.

No ar toda sexta-feira, às 23h, na TV Brasil, o programa é reapresentado  em horários alternativos da emissora durante a madrugada. O Estação Plural também pode ser acompanhado nas ondas do rádio.

Pela Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 MHz, o ouvinte pode sintonizar o bate-papo às sextas, às 23h. Já a Rádio Nacional AM de Brasília 980 kHz apresenta o debate aos sábados, às 23h, enquanto a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz transmite a atração às sextas, às 21h.
 
Serviço
Estação Plural – sexta-feira (dia 27), às 23h, na TV Brasil  
 

Compartilhar: