Compartilhar:
Brahimi afasta envio de força de manutenção de paz
Criado em 15/10/12 14h40
e atualizado em 15/10/12 14h55
Por Agência Lusa
(Agência Lusa) - O mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, desmentiu nesta segunda-feira (15) que cogita pedir o envio de uma força de manutenção de paz para a Síria, como tinha afirmado um dirigente da oposição no país. "Não sei qual é a origem dessa informação, mas com certeza não provém de mim", disse Brahimi numa conferência de imprensa em Bagdá.
Horas antes, Ahmad Ramadan, chefe do gabinete de informação do Conselho Nacional Sírio (CNS), principal movimento da oposição, indicou que Brahimi considerava o destacamento de uma força de manutenção de paz na Síria.
Leia também:
Irã apresenta proposta de transição na Síria com Assad no poder
Brasil pede para cooperar em processo de paz do Oriente Médio
União Européia prepara pacote de sanções ao Irã e à Síria
Síria proíbe aviões turcos de sobrevoarem seu território
"Uma das ideias ponderadas, no quadro da iniciativa política, é o destacamento de forças de manutenção de paz, mas a questão está em fase de estudo", afirmou Ahmad Ramadan, em Doha, no Qatar.
Brahimi, que visita vários países da região para encontrar uma saída para o conflito sírio, reuniu-se no fim de semana com representantes do CNS na Turquia.
No Iraque, quarta etapa da sua visita, Brahimi foi recebido pelo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, que manifestou o seu apoio aos esforços do enviado da Liga Árabe e da ONU para a Síria.
Segundo um comunicado do governo iraquiano, al-Maliki assegurou a Brahimi que conta com todo o seu apoio porque o êxito da sua missão será "um êxito para a Síria e para toda a região".
Deixe seu comentário