Programação

Rádio MEC estreia séries de crônicas com Ruy Castro e Heloisa Seixas

Episódios serão exibidos ao longo da programação da emissora

Publicado em 05/09/2024 - 18:10 e atualizado em 06/09/2024 - 10:24
Veículos: Rádio MEC
Categorias: Variedades
Exibição em: A partir de 8 de setembro, ao longo da programação da Rádio MEC

No aniversário de 102 anos do rádio brasileiro, a Rádio MEC retoma uma tradição da emissora: a veiculação de crônicas em sua programação. A partir deste sábado (7), a emissora pública estreia a série A Escrita Falada, apresentada por Ruy Castro, e Contos Mínimos, com Heloisa Seixas.  

As crônicas, que serão apresentadas ao longo da programação, trazem textos curtos, com temas leves e tratados com bom-humor. A emissora centenária já veiculou séries de crônicas famosas apresentadas por nomes como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Rubem Braga. Os novos interprogramas retomam essa tradição radiofônica.  

Ruy Castro no estúdio da Rádio MEC

O jornalista e escritor Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988, passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de "Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova".  Em 2021, foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para a cadeira 13 da ABL.   

Heloisa Seixas é jornalista, escritora e tradutora. Trabalhou no Jornal O Globo e em 1995 estreou como escritora, ao lançar um livro de contos chamado Pente de Vênus: histórias do amor assombrado. Companheira de Ruy Castro, ela é autora de romances, novelas e peças de teatro. Durante sete anos, escreveu a coluna Contos Mínimos no Jornal do Brasil.  

Sobre a Rádio MEC   

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.   

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.