Programação

TV Brasil estreia série sobre mulheres icônicas da história do Brasil

Publicado em 30/08/2024 - 18:15 e atualizado em 30/08/2024 - 18:18
Veículos: TV Brasil
Categorias: Documentário
Exibição em: TV Brasil

No dia 1º de setembro, à 0h, a TV Brasil estreia série inédita documental que conta a história de cinco personagens femininas que marcaram a história brasileira. A produção “Cinco Mulheres do Brasil” mistura o depoimento de especialistas e informações históricas com a interpretação de atrizes, em um formato que une o teatral e o documental.  

Dirigida por Paulo Markun, a série foi gravada no palco icônico do SESC Consolação, em São Paulo. A produção foi desenvolvida por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.  O episódio de estreia conta a história da heroína revolucionária Anita Gribaldi, interpretada pela atriz Lucienne Guedes.   

Cinco Mulheres do Brasil
Cinco Mulheres do Brasil, por Divulgação / TV Brasil

 A série também terá como personagens Nair de Teffé, primeira caricaturista mulher e ex-primeira-dama do Brasil; Maria Quitéria, heroína da Guerra de Independência da Bahia; a Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I; e a compositora e ativista, Chiquinha Gonzaga.   

 "A série Cinco Mulheres permite conhecer melhor personagens que marcaram a nossa história, a partir de um formato pouco comum, que mescla depoimentos de especialistas e uma encenação do ensaio para monólogos sobre as personagens retratadas. O papel das mulheres em nossa historiografia costuma ser subestimado e todo movimento na direção de registrar a participação delas - sejam conhecidas ou anônimas - é um justo reconhecimento que precisamos construir", afirma o jornalista Paulo Markun.   

Cinco Mulheres do Brasil
Cinco Mulheres do Brasil, por Divulgação / TV Brasil

 Sobre o Prodav TVs Públicas

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a EBC para incentivar a produção regional e independente. A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todas as emissoras de televisão do campo público que aderirem ao projeto.