Caminhos da Reportagem vence Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022

Publicado em 01/12/2022 - 10:50 e atualizado em 01/12/2022 - 14:41

Programa jornalístico da TV Brasil é reconhecido em duas categorias

Pelo segundo ano consecutivo, o Caminhos da Reportagem, atração semanal da TV Brasil, conquistou o Prêmio NHR Brasil de Jornalismo. Desta vez, na edição de 2022, o programa da emissora pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi agraciado com duas distinções. Em seu quarto ano, a homenagem prestigia trabalhos da mídia nacional sobre doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

A produção ganhou o reconhecimento na categoria Telejornalismo com o episódio "Hanseníase - Marcas do Preconceito" e na categoria especial DTNs com a matéria "Doença de Chagas e Leishmaniose: Retrato do Descaso", ambas da repórter Ana Graziela Aguiar de Oliveira.

As duas reportagens vitoriosas foram exibidas na telinha do canal no primeiro semestre deste ano e estão disponíveis para assistir no app TV Brasil Play. A premiação valoriza conteúdos jornalísticos desenvolvidos pela imprensa sobre os diversos aspectos que envolvem a hanseníase e outras DTNs.

O diagnóstico precoce da hanseníase evita danos irreversíveis ao paciente
O diagnóstico precoce da hanseníase evita danos irreversíveis ao paciente, por Divulgação / TV Brasil

Profissionais comentam desafio jornalístico

Com foco no interesse do cidadão e no cumprimento da missão da comunicação pública, a jornalista Ana Graziela Aguiar de Oliveira pontua a importância de abordar pautas como as recém-premiadas nas edições do Caminhos da Reportagem, veiculadas pela TV Brasil em sua programação dominical.

"Nosso papel é justamente dar voz a histórias desconhecidas e diversas. Quando falamos em doenças negligenciadas, dar voz a essas pessoas invisibilizadas, seja pelo estigma ou seja pela falta de oportunidade de fala, faz-se ainda mais essencial. Somos apenas o elo entre essas histórias e o público. Entre as explicações médicas, as pesquisas e o telespectador", avalia a repórter.

O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos novos de hanseníase, por Divulgação / TV Brasil

Essa perspectiva é corroborada pela coordenadora de Programas Jornalísticos do Distrito Federal, Cintia Maria Faria Vargas. "Pautas sobre saúde na TV aberta sempre são uma forma de ampliar o debate e garantir que as informações cheguem ao público. É preciso entender que a saúde não é apenas a ausência da doença e sim, um conceito amplo de cuidados, conscientização e prevenção", pondera.

A sensibilidade na seleção e no desenvolvimento dos temas busca contribuir na educação e cidadania para garantir a participação e o acesso social. "Quanto mais cedo o cidadão tiver acesso às informações, mais os casos graves podem ser evitados. Em se tratando de doenças negligenciadas, por exemplo, é imprescindível que as informações cheguem aos espectadores. Nas enfermidades que atingem parte da população mais humilde, a informação assume um caráter ainda mais potente", sugere Cintia Vargas.

Por causa de sequelas da hanseníase, Dona Luiza ficou incapacitada de fazer as atividades domésticas , por Divulgação / TV Brasil

A coordenadora aborda a produção de grandes reportagens dessa natureza. "Conseguimos firmar importantes parcerias ao longo do tempo com entidades e organizações sem fins lucrativos que compartilham dos mesmos princípios, fruto de um profícuo trabalho que nos garante liberdade editorial e jornalística. E essa credibilidade também reflete em nossa comunicação e no nosso trabalho jornalístico."

O empenho coletivo é ressaltado pela repórter Ana Graziela Aguiar de Oliveira que agradece a parceria da equipe profissional da EBC. A oportunidade de esclarecer conteúdo de saúde pública é lembrada ao citar entrevistados e familiares que abrem portas e compartilham suas histórias de vida. A jornalista sublinha, ainda, a importância de médicos e pesquisadores que estudam as doenças negligenciadas.

Muitos portadores de doença de Chagas já estão na fase crônica da infecção
Muitos portadores de doença de Chagas já estão na fase crônica da infecção, por Divulgação / TV Brasil

"É uma emoção sem tamanho ser agraciada mais uma vez com este prêmio. É um grande desafio falar sobre doenças negligenciadas pelo poder público, indústria farmacêutica e também a própria imprensa, que quase não trata do tema. O prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo, que a nossa luta por pautar assuntos pouco abordados, mas que nem por isso merecem ser sub-noticiados, é o nosso papel enquanto comunicadores públicos que somos", conclui a jornalista.

Caminhos da Reportagem

Contar grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa das pautas escolhidas. É essa a missão do Caminhos da Reportagem, um dos mais tradicionais programas jornalísticos da TV Brasil. Em mais de uma década no ar, a produção do canal público é uma das mais premiadas não só da emissora, como também da televisão brasileira.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros temas são abordados de maneira única. A proposta é levar conteúdo de interesse para a sociedade com a diversidade regional e de assuntos na cobertura de equipes que percorrem o país de norte a sul.

Dona Teresinha Maia vive há mais de 50 anos na Colônia Antônio Aleixo, em Manaus, por Divulgação / TV Brasil

Para trazer questões pertinentes ao cidadão, os profissionais investigam perspectivas múltiplas e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta. Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pelo time que forma o Caminhos da Reportagem.

O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido no meio jornalístico com inúmeras premiações. Nos últimos dez anos, o Caminhos acumulou mais de 55 prêmios e 25 indicações em importantes premiações de excelência nacional e internacional tais como o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), o Prêmio de Comunicação da CNBB, Prêmio Longevidade Bradesco Seguros, Prêmio Synapsis de Jornalismo e Prêmio TAL – Televisión America Latina, entre outros.

Exibido aos domingos, às 22h, o programa semanal disponibiliza as matérias especiais no site e no YouTube do canal. As edições anteriores do Caminhos da Reportagem também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS.

Confira as edições premiadas do Caminhos da Reportagem

Reportagem: "Hanseníase - Marcas do Preconceito"
Acesse: TV Brasil Play, site da TV Brasil e YouTube da TV Brasil
Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022 na categoria Telejornalismo
Exibição original: 8 de maio de 2022

Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Produção: Ana Graziela Aguiar, Flavia Peixoto, Tiago Bittencourt
Apoio à produção: Aline Beckstein
Imagens: Alexandre Silva, Sigmar Gonçalves
Apoio às imagens: Marcelo Padovan, Ronaldo Parra
Auxílio técnico: Alexandre Sousa
Apoio técnico: Yuri Freire
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagens e finalização: Jerson Portela e Rivaldo Martins
Artes: Eudes Lins
Agradecimentos: Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi)

Reportagem: "Doença de Chagas e Leishmaniose: Retrato do Descaso"
Acesse: TV Brasil Play, site da TV Brasil e YouTube da TV Brasil
Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022 na categoria especial DTNs
Exibição original: 10 de abril de 2022

Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Produção:  Ana Graziela Aguiar e Tiago Bittencourt
Apoio à produção: Aline Beckstein
Imagens: Alexandre Silva e Sigmar Gonçalves
Apoio às imagens: Ronaldo Parra
Auxílio técnico: Alexandre Sousa
Edição de texto: Flávia Lima
Edição de imagens e finalização: Rivaldo Martins
Artes: Eudes Lins
Agradecimentos: Iniciativa medicamentos para doenças negligenciadas (DNDi)

Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022

A quarta edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo busca reconhecer produções da mídia nacional sobre os diversos aspectos que envolvem a hanseníase e outras doenças tropicais negligenciadas (DTNs). Além da categoria profissional, o concurso de 2022 incluiu uma específica para trabalhos realizados por estudantes universitários da área de comunicação.

O objetivo do concurso é estimular a disseminação de conteúdos que contribuam para o enfrentamento da hanseníase e o combate ao preconceito relacionado à doença no Brasil, país que concentra o segundo maior número de casos em todo o mundo. As inscrições contemplaram projetos publicados no período de 20 de agosto de 2021 a 25 de outubro de 2022.

Por causa do tratamento tardio da hanseníase, Luiz Gonzaga convive com sequelas da doença, por Divulgação / TV Brasil

Na categoria profissional, a premiação distingue trabalhos de jornalistas e outros profissionais de imprensa em cinco divisões. O processo engloba formatos de obras do jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo e radiojornalismo, além de uma subcategoria especial. Já entre os universitários, a seleção valoriza estudantes de graduação de Jornalismo, Cinema, Rádio e TV.

O prêmio é uma iniciativa da NHR Brasil (Netherlands Relief Brasil), organização social que apoia projetos de combate à hanseníase no país desde a década de 1990. Com atuação em setores de alta endemicidade para a hanseníase, a organização dedica esforços para a quebra de transmissão da doença com abordagens integradas de prevenção de deficiências, desenvolvimento inclusivo e redução do estigma.

Os vencedores do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo foram anunciados este mês durante cerimônia de abertura do 57º Congresso MedTrop, organizado em parceria da NHR Brasil com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). O evento presencial promovido no Pará teve transmissão ao vivo pela internet.

Pessoas acometidas pela doença de Chagas podem sofrer danos no coração.jpg
Pessoas acometidas pela doença de Chagas podem sofrer danos no coração.jpg, por Divulgação / TV Brasil

A NHR Brasil é o escritório de representação da NLR (Netherland Leprosy Relief, na sigla em inglês), uma organização não-governamental (ONG) holandesa fundada em 1967 para combater a hanseníase em 14 países ao redor do mundo.

A entidade estrangeira trabalha por um mundo livre do sofrimento causado pela hanseníase e pela deficiência física através da promoção e apoio para a detecção precoce e tratamento integral, a prevenção das incapacidades e a reabilitação física.

Já a NHR Brasil aplica esta missão e expande as linhas de atuação para a inclusão social, o combate às doenças tropicais negligenciadas e o fortalecimento institucional de organizações do terceiro setor. Também apoia projetos para promover empoderamento, participação social, saúde e qualidade de vida.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Caminhos da Reportagem – domingo, às 22h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil