Hélio Doyle é nomeado presidente da EBC

Publicado em 14/02/2023 - 09:38 e atualizado em 17/02/2023 - 10:29

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o jornalista Hélio Marcos Prates Doyle como presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A nomeação foi publicada, nesta terça-feira (14), no Diário Oficial da União. Doyle substitui a jornalista Kariane Costa, que faz parte do quadro da empresa, após terem realizado um processo de transição.

helio_doyle_foto_joedson_alves_agencia_brasil.jpeg
Hélio Doyle - Foto: Joedson Alves/ Agência Brasil

Hélio Doyle é bacharel e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), onde também atuou como professor por 28 anos. Ele foi repórter, editor e chefe das principais redações do País, como Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Rede Globo, Veja, IstoÉ e Jornal do Brasil, entre outras.

Com experiência em gestão pública, o jornalista já ocupou os cargos de secretário-chefe da Casa Civil, secretário de Governo e secretário do Gabinete de Articulação Institucional do Distrito Federal. Também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF e diretor da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

EBC

A empresa foi criada, em 2007, para fortalecer o sistema público de comunicação e dar cumprimento à Constituição Federal, cujo Artigo 223º prevê a complementaridade dos sistemas público, privado e estatal de comunicação.

A EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).