EBC e veículos de comunicação de Angola preparam acordo de cooperação

Publicado em 20/06/2023 - 09:40 e atualizado em 20/06/2023 - 18:41

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os órgãos de comunicação pública de Angola deram início às tratativas para a celebração de acordo de cooperação entre os veículos dos dois países. O objetivo é permitir o compartilhamento de conteúdo entre a TV Brasil, a Agência Brasil, a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Agência Angola Press (ANGOP), além da troca de experiência entre os profissionais das empresas.

Na última sexta-feira (16/6), o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (Minttics) de Angola, Mário Oliveira, manifestou o desejo de assinar o acordo durante a viagem do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país, prevista para agosto. A afirmação foi oficializada em reunião com o chefe da Assessoria da Presidência da EBC, Ricardo Taffner; o Secretário de Estado da Comunicação Social do Minttics, Nuno Albino; e o Diretor Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Minttics, João Demba. 

A reunião aconteceu na sequência do congresso Angola ICT Forum 2023 (Angotic), no Centro de Convenções Talatona, em Luanda, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho. O evento reuniu entidades governamentais, expositores e especialistas de diversos países a fim de apresentar inovações e tendências no setor de tecnologia e da comunicação social. Taffner foi convidado pelo Minttics para participar como palestrante sobre o tema O Impacto das Novas Tecnologias nos Órgãos de Comunicação Social.

Na última semana, também foram realizadas reuniões com representantes da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Agência Angola Press (ANGOP), além de visitas às sedes dos órgãos de comunicação pública daquele país. “A EBC quer estabelecer parcerias com os veículos internacionais a fim de inserir o Brasil nesses países e, ao mesmo tempo, trazer informações qualificadas das outras nações para o Brasil”, disse o chefe da Assessoria. 

Neste ano, a EBC já estabeleceu acordos com a agência estatal de notícias Xinhua, da China; com a Lusa, Agência de Notícias de Portugal; e firmou três protocolos de intenções com o sistema de mídia pública da Argentina (Telam, RTA e Contenidos Públicos Sociedad del Estado). Outros acordos semelhantes estão sendo produzidos, como com a RTP África.

 

Compartilhar: