EBC participa de Fórum de Mídia do Brics, na África do Sul

Publicado em 18/08/2023 - 16:29

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está participando do Fórum de Mídia do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul. O evento reúne representantes de agências e emissoras públicas da Rússia, Índia, China e África do Sul, além de veículos de outros países que não pertencem ao bloco, como Espanha, Angola, Egito e Zimbábue.

A agenda do diretor-presidente da EBC, Hélio Doyle, inclui um encontro com dirigentes da South África Broadcasting Company (SABC), para dar início às negociações para um intercâmbio de conteúdos. A EBC já tem acordo de cooperação com a agência chinesa Xinhua, representada no Fórum por seu presidente, Fu Hua.

“Acreditamos que este evento é importante para ampliar a voz dos países do Brics, contribuindo para a construção de uma sociedade global, plural e cosmopolita, em que a paz e a cooperação permaneçam sempre como seu principal objetivo. Um amplo diálogo sobre o papel da mídia é condição necessária para construir esse futuro”, aponta o diretor-presidente da EBC, Hélio Doyle.

O Brics é o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião anual que reúne a cúpula de chefes de Estado tem início na próxima terça-feira (22), também em Joanesburgo.

Internacional
A viagem à África do Sul faz parte da estratégia de expansão de parcerias e inserção internacional da EBC e de seus veículos. Desde o início do ano, já foram assinados acordos de cooperação com mídias públicas da China, Portugal e Argentina. Em setembro, está previsto mais um acordo com veículos públicos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Nos planos, está também a volta da TV Brasil Internacional e ampliação da capacidade da Rádio Nacional, com transmissões para todos os continentes.