EBC reúne ouvintes e parceiros da Rádio MEC em encontro no RJ

Publicado em 25/09/2023 - 16:11

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza nesta terça (26) e quarta-feira (27) o 1º Encontro de Ouvintes e Parceiros da Rádio MEC, na Casa da Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro. O evento integra as comemorações pelo centenário da MEC e promove um espaço de reflexão com pesquisadores, ouvintes e emissoras públicas de todo o país sobre os caminhos do rádio público brasileiro.

Além de ocorrer de forma presencial, o encontro conta com transmissão simultânea no canal da Rádio MEC no YouTube.

Em dois dias de debates abertos ao público, serão discutidos temas como jornalismo cultural, divulgação científica, cidadania e cenário midiático. O objetivo é ampliar o intercâmbio entre produtores e radiodifusores, além de possibilitar maior capilaridade dos conteúdos produzidos pelas emissoras públicas e educativas.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de opinar sobre como a Rádio MEC pode cumprir ainda melhor sua missão para a comunicação pública, a valorização da cultura e a difusão de informação de qualidade.

Confira abaixo a programação:

26 de Setembro (terça-feira)
14h - Mesa de Abertura
Antônia Pellegrino (EBC)
Thiago Regotto (EBC)
Liana Milanez (autora Livro Rádio MEC - Herança de um Sonho e ex-Executiva Rádio MEC)

14h30 - Mesa 1: A Rádio Pública que a gente quer (rede de rádios públicas, cenário midiático, financiamento e participação social)
Marcelo Kischinhevsky (Rádio UFRJ)
Daniel Gambaro (Doutor em Mídia Sonora pela USP)
Geremias dos Santos (Abraço Brasil)
Gustavo Mendicino (EMC/Rádio Inconfidência)
Diego Doimo (Rádio UFSCar)
Mediação: Adriana Ribeiro (EBC)

27 de Setembro (quarta-feira)
10h - Mesa 2: Conteúdos que o Rádio Público tem e precisa ter (rádio para a infância, literatura, cidadania, divulgação científica e dramaturgia)
Mariana Piza (Rádio Maritaca)
Fabia Lima (UFMG Educativa)
Mediação: Katy Navarro (EBC)

12h - Intervalo para Almoço

14h - Mesa 3: Divulgação Musical e Jornalismo Cultural no Rádio Público
Flávio Gonçalves (IRDEB/Rádio Educadora)
Cléber Grabauska (FM Cultura Porto Alegre)
Carlos Senna (Rádio Nacional)
Marco Antonio (Universitária FM UFPE)
Mediação: Joseane Freitas (EBC)

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail radiomec@ebc.com.br.