Encontro reúne ouvintes e pesquisadores para discutir rádio público

Publicado em 26/09/2023 - 17:12 e atualizado em 26/09/2023 - 19:47

Dando sequência às comemorações do centenário da Rádio MEC, teve início hoje (26) o 1º Encontro de Ouvintes e Parceiros, na Casa da Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro. Promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o evento tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão com pesquisadores, ouvintes e emissoras públicas sobre os caminhos do rádio público brasileiro.

A mesa de abertura contou com a participação da Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino; do gerente-executivo de Rádios, Thiago Regotto; e da pesquisadora e escritora Liana Milanez, autora do livro Rádio MEC - Herança de um Sonho.  

“A MEC tem uma história muito potente, de muito brilho. Esse brilho ilumina e norteia o trabalho realizado dentro da emissora, e também de todo o campo da comunicação pública”, afirmou Antonia. Ela lembrou o ciclo de comemorações do centenário e os esforços empreendidos na reformulação da programação. “É muito oportuno pensar junto com vocês o que podemos levar para o planejamento de 2024”, destacou.

Mesa de abertura do Encontro de Ouvintes e Parceiros da Rádio MEC

Liana Milanez, que já foi gestora da Rádio MEC, ressaltou a relação respeitosa que a emissora mantém com os seus ouvintes e a dedicação da sua equipe, que fez com que ela chegasse até os 100 anos. “Digo a vocês que construam parcerias, partilhem produções. A rádio pública é uma construção”, afirmou.

Em dois dias de debates abertos ao público, serão discutidos temas como jornalismo cultural, divulgação científica, cidadania e cenário midiático. O objetivo é ampliar o intercâmbio entre produtores e radiodifusores, além de possibilitar maior capilaridade dos conteúdos produzidos pelas emissoras públicas e educativas. Além de ocorrer de forma presencial, o encontro conta com transmissão simultânea no canal da Rádio MEC no YouTube. Confira a programação.

O gerente-executivo Thiago Regotto apontou que o encontro não é apenas uma comemoração do centenário, mas um espaço de diálogo sore a comunicação pública. “Lanço o desafio para aproveitarmos o cenário favorável de hoje. A mídia pública é um projeto em constante construção. A ideia desse debate é ganharmos musculatura para nos fortalecer. O momento agora é de retomada dessa construção”, apontou.

Visita
Antes do encontro, os participantes visitaram os estúdios e o acervo da emissora, na sede da EBC no Rio de Janeiro. Estiverem presentes representantes de rádios públicas e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), além de finalistas e ganhadores do Prêmio Rádio MEC 100 anos, que foi celebrado ontem.  

Os visitantes puderam ver alguns materiais e documentos históricos da Rádio Sociedade preservados  no acervo da EBC, que remontam a própria história do rádio no país.

Visitantes conhecem acervo da Rádio MEC

Compartilhar: