Prêmio Rádio MEC 100 anos anuncia vencedores com show no Rio

Publicado em 25/09/2023 - 22:42 e atualizado em 26/09/2023 - 09:31

Em comemoração ao centenário da Rádio MEC, a emissora pública revelou os ganhadores do Prêmio Rádio MEC 100 em um evento que combinou premiação com performances artísticas no palco da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda (25).

O Prêmio Rádio MEC 100 anos celebra a história e profissionais da primeira e mais antiga emissora nacional que, atualmente, integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O especial foi transmitido ao vivo pelo dial, pela internet e pelo app Rádios EBC.

A festividade apresentou os novos talentos musicais do país reconhecidos pelo voto popular e também por um júri técnico. Os compositores e intérpretes concorreram em quatro categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular Brasileira

A cerimônia da noite de encerramento do Prêmio Rádio MEC 100 anos, apresentada pela jornalista Bia Aparecida e pelo radialista Tiago Alves, também teve atrações musicais representativas do repertório que faz parte da programação da emissora.

Os convidados para animar o público durante a solenidade foram o compositor, arranjador e instrumentista Tibor Fitel, que criou a "Suíte Rádio MEC", um pout-pourri de temas formados por prefixos de programas e da programação da emissora; o Quarteto de Ouro, com clássicos da música instrumental brasileira; o músico, compositor, produtor e contador de histórias Paulo Bi, com repertório infantil; e o cantor, compositor, poeta, produtor e diretor musical Pedro Luís, com sucessos da MPB.

53214673610_b55e7c013e_k.jpg

"A data desse prêmio foi escolhida de propósito, dia 25 de setembro, Dia Nacional do Rádio e aniversário de Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade, que faria 139 anos hoje. São marcos que a gente escolheu para fortalecer a nossa rádio, para resistir e chegar a novas pessoas. Agora é o momento de um novo ciclo", afirmou o gerente executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto. Ele adiantou que, em 2024, o prêmio vai passar a reconhecer também programas de rádio. Durante a festa, a empregada Débora Bittencourt, que faz parte da equipe da emissora, também foi homenagada com um troféu.

Processo seletivo com disputa acirrada

O Prêmio Rádio MEC 100 anos envolveu interessados de todas as regiões do país. Ao todo, foram 1.632 inscrições, sendo 139 de músicas clássicas, 170 de obras infantis, 307 de composições instrumentais e 861 canções de música popular brasileira

Os concorrentes foram avaliados por equipes de profissionais da rádio, passaram por duas etapas de votação popular e, posteriormente, por um grupo de jurados com vasta experiência em cada gênero. Para a fase final, foram selecionadas 12 obras, com três postulantes em cada categoria.

53213280322_0b02912edb_k.jpg

Vencedores do Prêmio Rádio MEC 100 anos

Na categoria Música Clássica, o total de votos nas duas fases da eleição popular foi de 102.596. A composição vencedora, com 21.295 votos, foi "Novos Tempos", de Vitor Marques. O prêmio de Composição foi para "Em um certo dia de junho", de Ivanov Basso. Já o reconhecimento de Melhor Intérprete teve como vencedor Newton Schner Júnior, intérprete de "Passegiata di domenica".

A votação popular da categoria Música Instrumental alcançou 48.815 votos. A composição premiada, com 22.926 votos, foi "Mirante", de Roberto Barata. O reconhecimento de Composição distinguiu a "Artemis", de Jerome Charlemagne. O Grupo Sextante foi ganhador como Melhor Intérprete da mesma obra.

Entre as obras infantis, o público participou com 40.368 votos. A composição ganhadora, com 12.619 votos, foi "A África de dentro da gente", de Tereza Saci e Erickson Freitas. A mesma música foi reconhecida pelo júri com o prêmio de Composição e de Melhor Intérprete, com a Osso Banda.

Já na categoria Canção, a obra vencedora, "Coisa boa", de Luiza Pacheco, teve 17.184 votos de um universo de 51.895 cliques. O título de Composição foi para "Lambe-lambe", de Beto Márcio. Já o reconhecimento de Interpretação foi para Luiza Pacheco e Rafael Valverde, com a música "Coisa boa".

53214676350_cdffc01e68_k.jpg