Evento marca a expansão da RNCP para universidades federais

Publicado em 17/10/2023 - 17:14

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Ministério da Educação, o Ministério das Comunicações e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), celebraram, nesta terça-feira (17), em evento no Palácio do Planalto, uma nova etapa da expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). As instituições estão juntas na criação de novas emissoras de rádio e de televisão que serão operadas por universidades federais, retransmitindo parte da programação da EBC.

No evento, a EBC e a Andifes assinaram protocolo de intenções para firmar a parceria. Nesta etapa, a expansão chegará a 118 televisões e 91 rádios de universidades federais. Atualmente a RNCP conta com 40 emissoras de rádio e 69 emissoras de televisão. Com a assinatura, a ação resultará na integração de mais de 100 emissoras à rede.   

Evento marca a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública para universidades federais

O presidente da empresa, Hélio Doyle, ressaltou a importância dessas parcerias para o fortalecimento da comunicação pública. “Queremos trazer cada vez mais para os nossos veículos de televisão, rádio e agência de notícias diversidade e pluralidade de conteúdos voltados para a arte, cultura, educação e ciência, sempre com credibilidade e pensando, sobretudo, em prestar um serviço de qualidade para a população”, afirmou.  

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, destacou que o ato de hoje é um passo importante para ampliação e consolidação da RNCP e lembrou da importância da EBC para garantir o acesso à informação em áreas remotas do país, como o trabalho feito pela Rádio Nacional da Amazônia por meio da sua programação. “O fortalecimento da democracia, a garantia de direitos e a construção da cidadania passam por uma comunicação pública crítica, de qualidade e complementar aos demais sistemas constitucionais de radiodifusão. Temos certeza de que com a EBC e as universidades federais, juntas, teremos a capacidade e o compromisso para desempenharmos esse papel”, apontou.  

Evento marca a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública para universidades federais

A RNCP possibilita o acesso gratuito a conteúdos regionais e nacionais de credibilidade e alta qualidade. Já a EBC oferece apoio às parceiras, incluindo a elaboração de projetos de engenharia, interlocução com o Ministério das Comunicações e com a Anatel para o licenciamento das estações e a implantação dos canais, além de dar visibilidade nacional aos conteúdos produzidos pelas instituições públicas de ensino.

A presidenta da Andifes e reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, também enfatizou a importância da parceria e o papel das universidades nessa construção. “Nós prontamente aderimos ao chamamento porque sabemos da importância que é levar comunicação de qualidade e com informações verdadeiras. Vivemos num mundo e num momento do nosso país em que a informação de qualidade é fundamental”, disse a reitora da UnB. No mesmo sentido, o Ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou a iniciativa que também fortalece a universidade e reconhece o trabalho feito pelas instituições públicas de ensino superior para levar conhecimento a toda população.

Na cerimônia, foram assinados acordos entre a EBC e 32 universidades federais que já aderiram à expansão. Em breve, mais 13 universidades deverão assinar acordos semelhantes com a empresa. O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também assinou portarias de consignação de emissoras de rádio e de televisão para a EBC, que serão operadas com as universidades federais.  

“A ampliação da cobertura da EBC em território nacional, com a finalidade de fortalecer a RNCP, se torna imprescindível para o nosso governo. E essa parceria traz, além de caráter informativo, uma gama de conteúdos educativos e divulgação não só da cultura local, mas também dos diversos estudos e pesquisas desenvolvidos em nossas universidades. Essa riqueza de conteúdo tem importante caráter de inclusão social”, afirmou Juscelino Filho.

As parcerias firmadas fortalecem a comunicação pública e garantem o melhor conteúdo educativo, cultural, científico e informativo para cidadãos de todas as regiões do país.

Evento marca a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública para universidades federais

Também participaram do evento o diretor-geral da EBC, Jean Lima; a diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino; a diretora de Jornalismo, Cidinha Matos; o diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, José de Arimateia; a diretora de Administração, Finanças e Pessoas, Sabrina Gabeto; a Superintendente de Serviços de Comunicação, Flávia Filipini; e a Superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais, Nicole Briones.

Compartilhar: