EBC debate inteligência artificial, desinformação e democracia

Publicado em 05/12/2023 - 11:46

O diretor-presidente substituto da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, e a superintendente de Comunicação Digital e Mídias Digitais da EBC, Nicole Briones, representaram a empresa no Seminário Inteligência Artificial, Desinformação e Democracia. O evento, com o objetivo de falar sobre os riscos e potencialidades das novas tecnologias para a democracia, aconteceu nesta segunda-feira (4), no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, no Rio de Janeiro. 

Lima ressaltou a importância do jornalismo profissional chegar a todos: “A verdadeira democracia demanda que a liberdade de imprensa seja defendida, o acesso à informação e aos meios de comunicação é crucial em uma sociedade democrática pautada pelos princípios de direitos humanos. A empresa pública tem o papel de disseminar a informação correta e ser uma contraposição à desinformação", defendeu. 

Nicole Briones complementou que, para que a sociedade tenha acesso tanto a informações quanto a ferramentas como a inteligência artificial, de forma crítica, a educação midiática é um caminho fundamental. “O papel da imprensa como um todo e da EBC como uma empresa de comunicação pública e um patrimônio do povo brasileiro é ser um facilitador sem nunca perder a qualidade. Fazer uma comunicação de massa com qualidade e que forme o cidadão brasileiro, levando ele ao questionamento e fazendo com que tenha senso crítico”, disse.

O seminário Inteligência Artificial, Desinformação e Democracia segue nesta terça-feira (5) e será transmitido ao vivo, no canal da FGV no YouTube. O evento é realizado pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (FGV EMCI), pela EBC e pela FGV Conhecimento, em parceria com o Democracy Reporting International (DRI) e a Agência Lupa.

Compartilhar: