Parque do Rodeador da EBC completa 50 anos

Publicado em 08/03/2024 - 08:56

Inaugurado em 11 de março de 1974, próximo à Brazlândia - região administrativa do Distrito Federal a cerca de 40 km da capital - o  Parque do Rodeador está completando 50 anos em 2024. O local abriga um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país, incluindo os transmissores em ondas curtas (OC) da Rádio Nacional da Amazônia, a única emissora do país que consegue ter alcance nacional e até internacional. A data será celebrada com uma série de atividades promovidas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A área abriga quatro conjuntos de antenas gigantes, sendo uma de ondas médias, com 142 metros de altura, além de mais três conjuntos com torres mais altas, atingindo 147 metros, e transmitem em ondas curtas. Ondas curtas é o nome que se dá à faixa do espectro eletromagnético localizada aproximadamente entre três e 30 megahertz. São as únicas que permitem a transmissão radiofônica em vastas áreas da superfície terrestre, ultrapassando fronteiras. O Parque do Rodeador é decisivo para fazer chegar informação e prestação de serviços a comunidades ribeirinhas, indígenas e áreas mais isoladas da Amazônia.

“Celebrar os cinquenta anos do Rodeador nos faz refletir sobre o papel da mídia pública, que é falar para todos os brasileiros, onde quer que eles estejam. E isso só é possível, para nós que somos do rádio, porque temos esse parque que está cumprindo um papel complementar ao que nós temos de emissoras que falam em FM para as cidades, ele busca falar para brasileiros que não têm acesso a outros canais, outros veículos de comunicação, e que podem nos ouvir através das ondas curtas”, explicou o gerente-executivo de rádios da EBC, Thiago Regotto, ao comemorar a data.

O projeto foi desenvolvido com os recursos mais modernos da época, para obter maior ganho, alcance da transmissão dos sinais de rádio e tinha a proposta de transmitir conteúdos em seis idiomas distintos, já que o sinal poderia ser captado muito além das fronteiras do país. Há até mesmo uma subestação de energia própria para alimentar o sistema de antenas e transmissores do parque.

"Nosso compromisso é com a difusão da informação de qualidade, precisa e correta para o brasileiro onde quer que ele esteja. O Parque do Rodeador teve e tem um papel essencial na garantia do direito à comunicação, levando uma programação de qualidade, com prestação de serviço aos rincões mais distantes. O Rodeador impacta o cidadão na ponta, no dia a dia das populações, e por isso é uma peça fundamental no fortalecimento da radiodifusão pública brasileira", destaca Jean Lima, diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Em 2018, o Parque do Rodeador foi oficialmente classificado como infraestrutura crítica de radiodifusão em situações de desastre, catástrofes naturais e emergenciais, quando a radiodifusão é utilizada como serviço complementar de comunicação. Em caso de pane geral em sistemas de televisão e internet, por exemplo, ele seria responsável pela difusão de comunicados ou informações essenciais à população por meio do rádio.  

"Além da comunicação pública, esse tipo de estrutura, em ondas curtas, serve como forma de comunicação alternativa em casos de impossibilidade de outras formas. Em 2022, tivemos o exemplo da BBC, que retomou o serviço em meio a guerra, transmitindo para Ucrânia e Rússia em ondas curtas. Desse modo, ter o parque do rodeador em funcionamento é também uma maneira de defesa nacional", aponta a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt.

Transmissões ao vivo

Para celebrar a data, ao longo do dia 11, os programas da Rádio Nacional da Amazônia serão transmitidos diretamente do Parque do Rodeador, relembrando a importância histórica do equipamento para a região e para a radiodifusão brasileira, de 10h às 18h. A programação inclui a transmissão de cerimônia em homenagem aos empregados do Rodeador, a exibição de áudio documentário que reconta a história do complexo e uma edição especial do programa Ponto de Encontro.

 

Compartilhar: