
O projeto Brasil 4D, desenvolvido pela EBC, conquistou a menção honrosa do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014, categoria Projetos Inovadores para Implantação no Território. O projeto, que faz uso da televisão digital para levar informações e serviços públicos à população, receberá a honraria em cerimônia marcada para o dia 2 de junho, no auditório Rômulo de Almeida do Edifício Celso Furtado, Setor de Grandes Áreas Norte, Quadra 906, em Brasília. A premiação é promovida pelo Ministério da Integração Nacional.
“É uma honra o projeto ter sido reconhecido em uma premiação que toma por referência o legado do economista Celso Furtado, que sempre primou por uma economia baseada na distribuição de renda”, comemora o superintendente de Relações Institucionais da EBC e coordenador do Brasil 4D, André Barbosa. O principal objetivo do prêmio é, justamente, reconhecer iniciativas que contribuem para a redução das desigualdades entre as regiões brasileiras e para o acesso igualitário a oportunidades de desenvolvimento.
O Brasil 4D, que teve fase piloto em João Pessoa, Paraíba, e está em andamento no Distrito Federal, permite aos cidadãos acessar serviços dos governos federal e estadual pela televisão, utilizando o software Ginga. O sistema possibilita que beneficiários de programas sociais façam, por exemplo, consultas sobre vagas de emprego, capacitação profissional, serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança e transporte, sem precisar sair de casa.
Por meio dessas ferramentas, o projeto propicia benefícios econômicos e sociais para as famílias usuárias, como foi constatado em João Pessoa, onde o projeto-piloto já foi encerrado. O Brasil 4D é destinado à população de baixa renda, cujo acesso aos serviços é feito de forma gratuita, não comprometendo a renda familiar.
Além do Prêmio Celso Furtado, o projeto já recebeu dois prêmios SET, concedidos pela Sociedade de Engenharia de Televisão em 2014 e 2013, e foi contemplado com o prêmio Frida 2014 e com uma menção especial pela contribuição para a TV aberta no encontro LA Cumbre TV Abierta 2013.