Filme do Cinema Novo e produção sobre diretores africanos em destaque na TV Brasil

Publicado em 10/04/2015 - 17:28 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

A TV Brasil apresenta duas sessões de filmes imperdíveis neste sábado (11), a partir das 22h30. Primeiro, a emissora pública exibe o documentário "Ouaga Paradiso" que aborda a produção de jovens cineastas africanos. Em seguida, às 23h30, o canal presenteia o público com o filme "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", clássico do Cinema Novo dirigido pelo icônico Glauber Rocha que lhe valeu o prêmio de Melhor Diretor em Cannes e vai ao ar no Cine Nacional.

Longa revela a nova geração de diretores da África

Na sessão Mama Africa, às 22h30, o documentário "Ouaga Paradiso" acompanha o trabalho de quatro jovens diretores de Burkina Faso. Símbolos de uma nova geração de cineastas africanos, eles participam do FESPACO, o maior festival de cinema do continente.

A produção é um mergulho na luta diária dos cineastas para realizar seus filmes. Uma viagem através do espírito incrível que os motiva para superar todos os desafios. O longa não trata apenas da mera oportunidade de fazer filmes, mas aborda questões relacionadas aos ideais de vida e à dificuldade de concretizar sonhos.

Dirigido por Thierry Robert, o documentário é em certos momentos engraçado, às vezes pungente, mas sempre fascinante. A estreia internacional do filme ocorreu no Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO) de 2011.

Ficha Técnica
Ano: 2010. Título original: Ouaga Paradiso. País de origem: França. Gênero: documentário. Direção: Thierry Robert. Duração: 56 min. Inédito. Classificação Indicativa: 12 anos

Longa de Glauber Rocha é um dos marcos do Cinema Novo

Filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro valeu o prêmio de Melhor Diretor em Cannes para Glauber RochaFilme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro valeu o prêmio de Melhor Diretor em Cannes para Glauber Rocha

Dirigido por Glauber Rocha, o filme “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” é a atração do Cine Nacional às 23h30. Clássico do Cinema Novo, o longa retrata a inversão de papéis sociais. Pela obra, o cineasta foi reconhecido com o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. A produção realizada em plena ditadura militar ainda ganhou o Prêmio Luis Buñuel.

Enredo

O pistoleiro Antônio das Mortes é contratado para matar o novo líder do cangaço no sertão nordestino. Contudo – durante e após sua missão – Antônio passa a rever suas atitudes e, movido por remorso, entra em conflito com um “coronel” que domina a região e os jagunços que o servem.

No elenco, a produção traz artistas que fizeram história no cinema nacional. Considerado um filme de aventura e de faroeste, o longa é estrelado Maurício do Valle e Odete Lara. Outros grandes atores como Othon Bastos, Hugo Carvana e Jofre Soares estão na trama.

Internacionalmente, o filme é conhecido como "Antonio das Mortes", nome do protagonista do western que também aparece em outro filme do cineasta, "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Ficha Técnica
Ano: 1969. Gênero: aventura. Direção: Glauber Rocha, com Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz, Rosa Maria Penna, Emanuel Cavalcant, Mário Gusmão, Vinícius Salvatori, Sante Scaldaferri. Duração: 95 min. Classificação indicativa: 14 anos

Serviço
Mama África – "Ouaga Paradiso"Paratodos – sábado (11), às 22h30, na TV Brasil.
Cine Nacional – " O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro – sábado (11), às 23h30, na TV Brasil.

Compartilhar: