Conhecendo Museus vai até o Museu Afro Brasil em São Paulo

Publicado em 29/06/2015 - 20:24 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

Museu Afro Brasil (TV Brasil)Museu Afro Brasil (TV Brasil)

Com o objetivo de valorizar a história negra africana e a cultura afro-brasileira, o programa Conhecendo Museus visita, na edição desta terça (30), o Museu Afro Brasil. Fundada em 2004, a entidade apresenta as contribuições dos afrodescendentes para a formação da identidade nacional. A atração vai ao ar às 17h30 na TV Brasil.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque do Ibirapuera, o centro cultural conserva um acervo com mais de 6 mil obras, sendo cerca de 2 mil doadas pelo artista plástico Emanoel Araújo. Idealizador do Museu Afro Brasil, o baiano é o curador do espaço. O artista realizou o sonho de poder contar a história de um povo sofrido, mas que soube vencer com dignidade.

O contraste do verde e do cinza da capital paulista cercam o museu cuja coleção reúne pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. As obras datam do século XVIII até os dias de hoje. Ao entrar na instituição e percorrer os corredores acompanhando a câmera do programa da TV Brasil, o espectador observa um mundo que guarda e recorda a história dos negros representada por autores brasileiros e estrangeiros. Em um clima de harmonia da cultura e da arte, as obras ficam expostas entre as rampas e os corredores do edifício projetado pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Ao todo são 11 mil metros de área construída, divididos em três pavimentos.

Artigos da história negra africana e brasileira também estão distribuídos em prateleiras da biblioteca do museu que homenageia a escritora Coralina Maria de Jesus em seu nome. São mais de 6 mil títulos que oferecem vasta bibliografia para pesquisa. Merece destaque uma coleção rara sobre o tema do tráfico atlântico e a abolição da escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos.

O acervo do Museu Afro Brasil contempla vários aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. Os itens referem-se a temáticas como religião, trabalho, arte, escravidão entre outros assuntos. O conjunto registra a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Serviço:
Conhecendo Museus – terça-feira (30), à 17h30, na TV Brasil.

Compartilhar: