Baseado em uma história real, o filme japonês “Um Paraíso Havaiano” é o destaque do Ciclo de Cinema Asiático desta quarta (24), às 23h, na TV Brasil. A trama se passa em 1965, em uma cidade pequena no norte do Japão, na época em que o país começava a substituir o carvão pelo petróleo.

Dirigido por Sang il-Lee, o drama ganhou o prêmio de melhor filme pela Academia de Cinema Japonesa em 2006 e foi o longa indicado para concorrer ao Oscar pelo Japão em 2007.
A produção japonesa mostra como uma comunidade tradicional, com a derrocada de sua economia baseada na mineração de carvão, se aventura na construção de um centro de entretenimento havaiano.
Apesar da ideia de desenvolver o primeiro vilarejo havaiano do Japão, ninguém na cidade sabe dançar, muito menos o hula... O ceticismo e o conservadorismo dos moradores locais são vencidos gradualmente assim que suas filhas se encantam por uma talentosa e determinada instrutora de dança vinda de Tóquio.
Próximas atrações do Ciclo de Cinema Asiático
A sessão especial da TV Brasil segue na quinta (25) com o premiado drama sul-coreano “Poesia”. O longa foi reconhecido pela crítica no Festival de Cannes, em 2010, com o prêmio na categoria Melhor Roteiro.
Produção da indústria cinematográfica de Bollywood, o filme indiano “Singh, o rei” marca o término da mostra nesta sexta (26). Ainda inédita no pais, a comédia apresenta a trajetória do camponês Happy Singh que se torna o rei do submundo australiano. O rapper americano Snoop Dogg faz uma participação especial no longa.
Ficha técnica
Título original: Hura Garu. País de origem: Japão. Ano: 2006. Gênero: comédia/drama. Direção: Sang il-Lee com Yasuko Matsuyuki, Etsushi Toyokawa, Yu Aoi, Shizuyo Yamazaki, Ittoku Kishibe, Sumiko Fuji. Duração: 121 min. Classificação Indicativa: 12 anos
Serviço:
Ciclo de Cinema Asiático - “Um Paraíso Havaiano” – quarta-feira (24) às 23h, na TV Brasil.