O Partituras deste domingo (2), às 22h, na TV Brasil conta com a presença da ilustre pianista Simone Leitão. Com uma sólida carreira, a mineira é reconhecida por suas performances repletas de personalidade.

Simone também é protagonista de trabalhos que divulgam a música erudita brasileira no exterior como “Brasil Classical Series”, iniciativa criada por ela em 2009. A artista ainda participa de programas que estimulam novos públicos no país como a “Academia Jovem Concertante” e as “Semanas Internacionais de Música de Câmara”, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Com apresentações em locais como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, Simone Leitão é celebrada por sua desempenho intenso nos palcos. A pianista é uma das mais atuantes pelo mundo afora. “A realidade é que hoje, no século XXI, o artista clássico tem que se proativo mesmo. Existe essa possibilidade. Fiz meu doutorado nos Estados Unidos. Quando conclui o curso comecei o 'Brasil Classical Series', pois vi uma oportunidade”, conta.
Durante o Partituras, ela executa um repertório que inclui Sonatas, Scherzos e Menuettos de Ludwig van Beethoven, e estudos para piano, de Robert Schumann a Johann Sebastian Bach.
Na conversa com a apresentadora Sofia Ceccato, a pianista revela sua trajetória formação, fala de sua e dos novos projetos. “A minha história é fora do padrão. Sou de uma família muito grande do interior de Minas Gerais. Sou a mais nova de doze filhos e meus pais sempre tiveram o sonho de uma filha estudar piano. Todas estudaram. Quando chegou a minha vez já não havia mais aquele empenho e só tinha um instrumento que eu tocava sozinha”, recorda Simone que é irmã da jornalista Míriam Leitão.
Apresentado pela flautista Sofia Ceccato na TV Brasil, o Partituras também tem uma versão radiofônica nas rádios MEC FM Rio, MEC AM Rio e MEC AM Brasília transmitida no mesmo dia, à meia-noite, sob o comando do maestro José Schiller. Às segundas, a Rádio MEC FM Rio reapresenta o programa às 22h.
Serviço:
Partituras – domingo (2), às 22h, na TV Brasil.