Inspirado em fatos reais, o drama "A Onda" é o destaque do Ciclo Segunda Guerra que a TV Brasil exibe nesta terça (1), às 23h. O longa revela como a experiência de formação de um movimento fascista em sala de aula saiu de controle. A faixa de filmes sobre a batalha reúne onze produções que a emissora exibe até o proximo sábado (5).

Dirigido por Dennis Gansel, o filme alemão é baseado no romance "The Wave" de Todd Strasser, publicado sob o pseudônimo de Morton Rhue. A trama de ficção remete a uma história real que ocorreu em uma escola de ensino médio em Palo Alto, na Califórinia, em 1967. Naquela ocasião, o professor Ron Jones propôs a seus alunos a atividade mostrada no longa e a chamou de "The Third Wave" (A Terceira Onda).
O drama lançado em 2008 foi indicado ao prêmio de Melhor Drama no Festival de Sundance. Por sua atuação no filme, Frederick Lau conquistou a premiação de Melhor Ator Coadjuvanteno German Film Awards, festival em que o produtor Christian Becker recebeu o bronze na categoria de Melhor Filme.
Filme apresenta a dinâmica de movimento fascista que surge em uma aula
Os alunos de uma escola alemã precisam escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. A direção do colégio define que o professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) deve ministrar uma disciplina sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade.
Após alguns minutos da primeira aula, o educador decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. A turma dá o nome de "A Onda" ao movimento e escolhe saudação e até um uniforme para distinguí-los.
Com o decorrer do projeto, o professor perde o controle da situação e os alunos passam a propagar "A Onda" pela cidade, transformando a iniciativa escolar em um movimento real. Quando os problemas começam a se agravar e os integrantes ficam fanáticos, Wenger tenta terminar com "A Onda", mas aí já tarde demais.
Ficha técnica
Título original: Die Welle. País de origem: Alemanha. Ano: 2008. Gênero: drama. Duração: 107 min. Inédito. Direção: Dennis Gansel, com Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Jürgen Vogel, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego, Elyas M'Barek. Classificação indicativa: 16 anos.
Serviço:
Ciclo Segunda Guerra – "A Onda" – terça (1) às 23h, na TV Brasil.