Confira a programação de filmes da TV Brasil

Publicado em 05/02/2016 - 14:15

Por Gerência de Comunicação Editor EBC

Neste sábado (6), às 15h, a emissora exibe o documentário "A Valsa do Pódio", sobre a atleta brasileira Terezinha Guilhermina, corredora com deficiência visual mais rápida do mundo, que conquistou, ao lado de seu guia, Guilherme Santana, duas medalhas de ouro olímpicas.

Neste domingo (7), à 1h, o premiado drama mexicano "Dos Abrazos" conta histórias de solidão.

Já na segunda (8), à 1h, vai ao ar o filme nacional "São Bernardo", de Leon Hirszman, inspirado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

Na terça (9), à 1h, o destaque é o drama "Antônia", de Tata Amaral, sobre um grupo de mulheres jovens que investe no universo da música rap.

Na quarta (10), às 22h, a TV Brasil estreia o documentário "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado", do cineasta Joel Zito de Araújo, que aborda a exploração sexual. Mais tarde, à 0h30, está programada a comédia japonesa "Um Paraíso Havaiano", baseada em uma história real.

Na quinta (11), à 0h30, a atração é o drama cubano "Memorias del Subdesarrollo", um clássico do cinema latino-americano, dirigido pelo saudoso diretor Tomás Gutiérrez Alea.

Por fim, no domingo (14), às 16h30, a emissora exibe a comédia brasileira "O Jeca e a Freira", do comediante Amácio Mazzaropi. À meia-noite, vai ao ar o drama uruguaio "El Viñedo". Em seguida, à 1h30, entra em cartaz o longa cubano "José Marti - El ojo del canário".

Confira as sinopses dos filmes:

Filmes da TV Brasil 6 a 14 de fevereiro de 2016

Sábado, 6 de fevereiro

A Valsa do Pódio
15h00, na TV Brasil

Ano de estreia: 2013. Gênero: documentário. Direção: Bruno Carneiro e Daniel Hanai.

Em 2012, nos Jogos Paralímpicos de Londres, a atleta brasileira Terezinha Guilhermina confirmou sua posição de corredora com deficiência visual mais rápida do mundo: conquistou, ao lado de seu guia, Guilherme Santana, duas medalhas de ouro nas provas de 100m e 200m rasos para cegos.

Além disso, protagonizou uma cena emocionante: na prova dos 400m, Guilherme desequilibrou-se e caiu; em solidariedade ao guia, Terezinha jogou-se no chão e abandonou a vitória que era certa até então.

Dirigido por Bruno Carneiro e Daniel Hanai, o documentário “A Valsa do Pódio” conta a história dessa grande atleta. A produção traça um panorama sobre as conquistas de Terezinha Guilhermina, sua relação com o guia, o sonho olímpico e a felicidade de ganhar a medalha, a superação de mais um recorde mundial, e principalmente, como ela se divertiu durante os Jogos Olímpicos e como curte sua vida.

O título do filme foi inspirado na cerimônia de premiação dos 100 metros em que Guilherme leva Terezinha ao lugar mais alto do pódio como se estivessem dançando uma valsa Os movimentos coordenados e ritmados fazem parte da corrida para cegos, assim como em uma dança.

Inédito. 26 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 15h00

Domingo, 7 de fevereiro (madruga da de domingo para segunda-feira)

Dos Abrazos
00h00, na TV Brasil

Título original: Dos Abrazos. País de origem: México. Ano de estreia: 2007. Gênero: drama. Direção: Enrique Begné, com Maya Zapata, Giovani Florido, Jorge Zárate, Ximena Sariñana, Carmen Beato.

O filme apresenta duas histórias que ocorrem em paralelo na Cidade do México. Um estudante e uma caixa começam um relacionamento em que são confrontados com a diferença de idades e mundos a que pertencem.

Enquanto isso, Laura e o taxista Joaquim se juntam quando o pai dela morre no banco de trás do táxi. Ambas as histórias têm em comum a solidão dos personagens que se resolve apenas por um momento em dois abraços.

Longa de estreia do cineasta Enrique Begné como diretor, o drama mexicano “Dos Abrazos” conquistou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Tribeca (Nova York). Já no Festival de Cinema Latino-Americano de Trieste (Itália), o longa foi reconhecido com o Prêmio do Júri e de Melhor Fotografia. No Festival de Málaga (Espanha), venceu nas categorias Melhor Filme Latino-Americana e Melhor Diretor da América Latina (Enrique Begné).

O filme ainda levou os prêmios de Melhor Atriz (Ximena Sariñana) e Melhor Edição concedidos pela Associação de Jornalistas de Cinema do México. O Festival de Guadalajara (México) reconheceu Enrique Begné como Melhor Diretor enquanto a Academia Mexicana de Ciências e Artes Cinematográficas premiou Jorge Zarate como Melhor Ator.

Inédito. 87. min.
Classificação indicativa: 18 anos
Horário: 00h00

Segunda-feira, 8 de fevereiro (madrugada de segunda para terça-feira)

São Bernardo
01h00, na TV Brasil

Ano: 1972. Gênero: drama. Direção: Leon Hirszman, com Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda, Nildo Parente, Mário Lago, Josef Guerreiro, Rodolfo Arena, Jofre Soares, José Labanca, José Policena, Andrey Salvador.

Determinado a ascender socialmente, Paulo Honório é um sertanejo de origem humilde que faz fortuna como caixeiro-viajante e agiota. Numa manobra financeira, assume a decadente propriedade São Bernardo, fazenda tradicional do município de Viçosa, Alagoas.

Ele recupera a fazenda, expande a sua cultura, introduz máquinas para tratamento do algodão, entra na sociedade local. Desejando um herdeiro para um dia assumir o fruto da acumulação do capital, estabelece um contrato de casamento com a professora da cidade, Madalena.

O casamento se consuma, mas gradativamente as diferenças entre eles se acentuam. Paulo Honório é brutal no trato com os empregados, cujo trabalho explora impiedosamente; Madalena tem consciência social e se solidariza com os oprimidos.

O fazendeiro torna-se paranoico e passa a imaginar que a mulher o trai. Persegue-a em busca de provas da traição. Madalena não suporta a pressão e se suicida. Paulo Honório penosamente tenta assumir a consciência de seus atos.

Inspirado no livro homônimo de Graciliano Ramos, o drama “São Bernardo”, dirigido por Leon Hirszman, foi premiado em vários festivais de cinema. O filme conquistou o prêmio de Melhor Adaptação Literária da Embrafilme. O longa também foi reconhecido com a Margarida de Prata pela CNBB.

O drama ainda conquistou o Prêmio Air France nas categorias Melhor Filme Nacional, Melhor Diretor (Leon Hirszman), Melhor Atriz (Isabel Ribeiro) e Melhor Ator (Othon Bastos). São Bernardo ainda recebeu o Prêmio INC nas categorias troféu “Coruja de Ouro” de Melhor Direção (Leon Hirszman), Prêmio Adicional de Qualidade, Melhor Atriz Coadjuvante (Vanda Lacerda) e Melhor Cenógrafo e Figurinista (Luís Carlos Ripper)

No Festival de Gramado, o longa foi reconhecido nas categorias Melhor Fotografia (Lauro Escorel) e Melhor Ator (Othon Bastos). O filme ainda recebeu o Prêmio APCA nas categorias Melhor Diretor (Leon Hirszman), Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Isabel Ribeiro), Melhor Figurinista (Luís Carlos Ripper) e Melhor Ator Coadjuvante (Nildo Parente).

O drama “São Bernardo” também participou da Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, do FilmForum de Berlim e do Festival de Pesaro (Itália).

Reprise. 111 min.
Classificação Indicativa: 10 anos
Horário: 01h00

Terça-feira, 9 de fevereiro (madrugada de terça para quarta-feira)

Antônia
01h00, na TV Brasil

Ano de estreia: 2007. Gênero: drama. Direção: Tata Amaral, com Negra Li, Cindy Mendes, Leilah Moreno, Jacqueline Simão, Thaíde, Chico Andrade, Kamau, Negro Rico, Hadji, Fernando Macário.

Quatro jovens talentosas, amigas desde a infância, lutam para alcançar seu sonho: viver da música. Elas conseguem para formar um grupo musical chamado Antônia, mas a pobreza, a violência e o machismo são obstáculos para que realizar o sonho de seguir no universo do rap.

Dirigido por Tata Amaral, o drama nacional “Antônia” é estrelado por e estrelado por Negra Li, Cindy Mendes, Leilah Moreno e Quelynah. Com uma abordagem que valoriza o papel da mulher na sociedade, a trama foge dos estereótipos que cercam o gênero.

Reconhecido em festivais internacionais, o longa também foi premiado no Brasil. A produção conquistou o Prêmio de Melhor Filme na Mostra de São Paulo. Já no Festcine Goiânia, o drama venceu nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Som.

Reprise. 90 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 01h00

Quarta-feira, 10 de fevereiro

Cinderelas, lobos e um príncipe encantado
22h00, na TV Brasil

Ano: 2008. Gênero: documentário. Direção: Joel Zito Araújo.

O documentário do cineasta Joel Zito Araújo denuncia que cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual. Crianças vítimas de abusos como a pornografia ou turismo sexual alcançam a marca de 1,8 milhões no mundo.

Apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria até consegue encontrar um grande amor e casar.

Em “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado”, o diretor Joel Zito Araújo viaja pelo nordeste brasileiro e pela Europa, na Itália e Alemanha, para entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.

O cineasta discute o sonho de cinderela de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Muitas migram e se tornam dançarinas em apresentações de ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, outras se transformam em prostitutas. Mas, uma minoria consegue criar o seu final feliz.

O documentário “Cinderelas, lobos e um príncipe encantado” conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor na votação do público do Festival Iberoamericano de Sergipe (Curta-SE 9). No Festival de Brasília, o longa ganhou Menção Honrosa, mesmo reconhecimento oferecido pelo Júri da Mostra Vidas na Tela de Natal. A produção foi considerada o Melhor Documentário também na votação do público.

Inédito. 108 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Horário: 22h00

Quarta-feira, 10 de fevereiro (madrugada de quarta para quinta-feira)

Um Paraíso Havaiano
00h30, na TV Brasil

Título original: Hura Garu. País de origem: Japão. Ano: 2006. Gênero: comédia/drama. Direção: Sang il-Lee com Yasuko Matsuyuki, Etsushi Toyokawa, Yu Aoi, Shizuyo Yamazaki, Ittoku Kishibe, Sumiko Fuji.

Baseado em uma história real, o filme “Um Paraíso Havaiano” se passa em 1965, em uma cidade pequena no norte do Japão na época em que o país começava a substituir o carvão pelo petróleo.

A trama mostra como uma comunidade tradicional, com a derrocada de sua economia baseada na mineração de carvão, se aventura na construção de um centro de entretenimento havaiano.

Apesar da ideia de desenvolver o primeiro vilarejo havaiano do Japão, ninguém na cidade sabe dançar, muito menos o hula... O ceticismo e o conservadorismo dos moradores locais são vencidos gradualmente assim que suas filhas se encantam por uma talentosa e determinada instrutora de dança vinda de Tóquio.

Dirigido por Sang il-Lee, o drama ganhou o prêmio de melhor filme pela Academia de Cinema Japonesa em 2006 e foi o longa indicado para concorrer ao Oscar pelo Japão em 2007.

Reprise. 121 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Horário: 00h30

Quinta-feira, 11 de fevereiro (madrugada de quinta para sexta-feira)

Memorias del Subdesarrollo
00h30, na TV Brasil

Título original: Memorias del Subdesarrollo. País de origem: Cuba. Ano de estreia: 1968. Gênero: drama. Direção: Tomás Gutiérrez Alea, com Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Nuñez, René de la Cruz.

Considerado um clássico do cinema latino-americano, o drama apresenta um retrato lúcido e poético de Cuba no começo da década de 1960. Na película, o saudoso cineasta Tomás Gutiérrez Alea oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos após a Revolução Cubana.

Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário. Na busca de um sentido para a sua vida, o intelectual escreve suas memórias. A Revolução torna-se um desafio: ele vai tentar entender e encontrar uma consistência dentro de seu sistema de valores.

O filme culmina com a Crise dos Mísseis de Cuba quando Sergio descobre que toda a sua educação e valores caíram por terra. O filme descreve o confronto de valores e revela uma visão do indivíduo na sociedade.

Baseado no romance do escritor cubano Edmundo Desnoes, o filme recebeu diversas premiações em festivais de cinema na Europa e nos Estados Unidos. No Festival Karlovy Vary, da Tchecoslováquia, o longa conquistou o Prêmio do Júri, o FIPRESCI e o Premio de cineclubes, categoria em que também foi agraciado no Festival de Cinema Jovem de Hyeres (França).

O longa ainda recebeu o Prêmio Sirena do Clube da Crítica de Varsóvia (Polônia); o Prêmio Rosenthal da Associação Nacional de Críticos Cinematográficos dos Estados Unidos e o Prêmio Charles Chaplin do Grupo de Jovens Críticos de Novo Iorque.

Reprise. 97 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 00h30

Domingo, 14 de fevereiro

O Jeca e a Freira
16h30, na TV Brasil

Ano de estreia: 1968. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Mauricio do Valle, Elizabeth Hartman, Carlos Garcia, Ewerton de Castro.

Em uma fazenda no interior do Brasil, no século XIX, um senhor de terras responsabiliza-se pela educação da filha de um dos seus colonos. Ele se afeiçoa a menina como se fosse sua própria filha.

Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais.

Neste longa, o humorista Amácio Mazzaropi vive o protagonista e também dirige a comédia.

Reprise. 102 min.
Classificação indicativa: Livre
Horário: 16h30

Domingo, 14 de fevereiro (madrugada de domingo para segunda-feira)

El Viñedo
00h00, na TV Brasil

Título original: El Viñedo. País de origem: Uruguai. Ano de estreia: 2000. Gênero: drama. Direção: Esteban Schroeder, com Danilo Rodríguez, Liliana García, Eduardo Guerrero.

Quatro garotos jogam futebol quando a bola vai parar no meio de um vinhedo. Eles entram no local, sem saber que o dono das terras é um homem poderoso e tirânico. De repente o homem chega à sua propriedade. Os garotos fogem, mas apenas três deles conseguem escapar.

Um jornalista promove a investigação para descobrir o que houve com o menino. O repórter acredita que o caso tem conotações políticas e não foi um acontecimento isolado. Tenta contornar a indolência polícia, as pressões que sofre no jornal para o qual trabalha e as pessoas que defendem a “justiça com as próprias mãos”.

Baseado em fatos reais, o longa marca a estreia do diretor Esteban Schroeder. O drama uruguaio foi exibido no Festival Latino em Los Angeles, no Festival de Gramado, no Festival de Viña del Mar (Chile) e no Festival Latino de Chicago, entre outros eventos de cinema.

Inédito. 87 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 00h00

Domingo, 14 de fevereiro (madrugada de domingo para segunda-feira)

José Marti - El ojo del canário
01h30, na TV Brasil

Título original: José Marti - El ojo del canário. País de origem: Cuba. Ano de estreia: 2010. Gênero: drama. Direção: Fernando Pérez, com Damián Antonio Rodríguez, Daniel Romero, Broselianda Hernández, Rolando Isidro Brito, Manuel Porto, Aramis Delgado, Luis Rielo, Julio César Ramírez.

José Martí foi um homem de grande sensibilidade que marcou profundamente a história de Cuba. A partir de uma perspectiva pessoal, o diretor Fernando Pérez mergulha na complexidade cotidiana que moldou o caráter de Martí durante a infância e adolescência, até que, aos dezesseis anos, ele é preso.

O drama “José Marti - El ojo del canário” ganhou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Direção de Arte no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Também conquistou o prêmio da Associação Cubana de Críticos de Cinema e foi a produção foi escolhida como Melhor Filme Ibero-americano da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas. No Festival de Huelva (Espanha), o longa recebeu os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Reprise. 120 min.
Classificação Indicativa: Livre.
Horário: 01h30

Compartilhar: