Documentário "Cabra Marcado para Morrer" é destaque na sessão de filmes da TV Brasil

Publicado em 02/02/2016 - 14:43

Por Gerência de Comunicação

Considerado uma das principais obras da filmografia do saudoso documentarista Eduardo Coutinho, o filme "Cabra Marcado para Morrer" vai ao ar na madruga desta segunda (1) para terça (2), à 0h30 na TV Brasil. Interrompidas por causa da ditadura militar em 1964, as filmagens recomeçam na década de 1980. Com isso, o documentário foi lançado pelo diretor apenas em 1984.

Dezessete anos depois de iniciar a produção deste documentário, Coutinho volta a se reunir com os camponeses que haviam trabalhado no primeiro filme, incluindo Elizabete Teixeira, viúva do líder João Pedro. Juntos, eles retomam o fio da história e compõem uma síntese viva e comovente dos últimos vinte anos.

Ao resgatar o projeto, o diretor reúne os mesmos técnicos, locais e personagens reais com quem trabalhou nos anos 1960. O tema principal da produção passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

O documentário "Cabra Marcado para Morrer" foi reconhecido pela crítica em diversos eventos audiovisuais. No Festival do Rio, o longa conquistou o prêmio de Melhor Filme e o FIPRESCI, honraria também ganha no Festival de Berlim. A produção brasileira também recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Havana e no Festival Internacional de Cinema Etnográfico e Sociológico de Paris.

Ficha Técnica
Ano de estreia: 1984. Gênero: documentário. Direção: Eduardo Coutinho, com Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos. Duração: 119 min. Classificação Indicativa: 18 anos.

Serviço:
Cabra Marcado para Morrer – segunda (1) para terça-feira (2), à 0h30, na TV Brasil.

Compartilhar: