TV Brasil exibe drama “O Cortiço”, inspirado no livro do escritor Aluísio de Azevedo

Publicado em 18/02/2016 - 15:40

Com roteiro baseado no clássico romance homônimo de Aluísio de Azevedo, o drama “O Cortiço” vai ao ar nesta quarta (17), às 22h, na TV Brasil. Considerada a obra-prima do autor, o romance narra, em sua linguagem vigorosa, a vida miserável dos moradores de duas habitações coletivas. O escritor aborda a questão racial e inaugura o Naturalismo na literatura brasileira.

Dirigido por Francisco Ramalho Jr., o filme da sessão Sala Brasil foi lançado em 1977. A produção conta com grandes nomes da dramaturgia nacional. Participam da trama como Mário Gomes, Betty Faria, Armando Bogus, Itala Nandi e Maurício do Valle. A atriz Beatriz Segall faz uma participação especial no longa como Princesa Isabel.

Enredo

No final do século XIX, Rita Baiana (Betty Faria) é uma mulher expansiva e liberal que vive num cortiço no Rio de Janeiro de propriedade do português João Romão (Armando Bogus) que vive da renda do estabelecimento. Ao se apaixonar por Jerônimo (Mario Gomes), jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, ela deflagra um jogo de paixões que acaba em tragédia, às vésperas da abolição dos escravos no Brasil.

A tragédia amorosa culmina com o incêndio do cortiço. Beneficiado com o dinheiro do seguro, o proprietário do local precipita a morte da escrava e propõe casamento à filha de um burguês.

Ficha Técnica
Ano: 1977.
Gênero: drama.
Direção: Francisco Ramalho Jr., com Mário Gomes, Betty Faria, Armando Bogus, Itala Nandi, Maurício do Valle.
Inédito
Duração: 100 min.
Classificação indicativa: 16 anos.

Serviço
"O Cortiço" – quarta-feira (17), às 22h, na TV Brasil

Compartilhar: