Arte do Artista homenageia Grupo Galpão nesta terça (26)

Publicado em 26/04/2016 - 14:58 e atualizado em 26/04/2016 - 15:24
Aderbal Freire-Filho entrevista membros da companhia

O programa Arte do Artista recebe integrantes do Grupo Galpão que traçam um panorama sobre os mais de 30 anos de trajetória da companhia teatral no papo com Aderbal Freire-Filho nesta terça (26), à meia-noite, na TV Brasil.

Durante a descontraída conversa, os atores recordam as viagens, os primeiros festivais, o espaço Galpão Cine-Horto e as questões de sobrevivência desse grupo em atividade há tanto tempo. Na década de 1980, o Galpão saiu de Minas Gerais para influenciar a cena teatral de todo o país, com espetáculos que foram divisores de águas nas artes cênicas.

A origem do Grupo Galpão está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Aderbal Freire-Filho relembra sua impressão pessoal dos primeiros espetáculos do grupo e o Arte do Artista exibe imagens de arquivo, com os atores do Galpão agitando as ruas.

Fundado em 1982 por Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes e Antônio Edson, o grupo venceu prêmios importantes da dramaturgia, como o Shell, na década de 1990. Das ruas de Belo Horizonte, o Galpão ganhou o mundo, tornando-se o primeiro grupo brasileiro a se apresentar no Shakespeare's Globe Theatre, de Londres, com uma versão brasileiríssima do clássico do bardo, a peça “Romeu e Julieta”.

Trajetória do espetáculo “Romeu e Julieta”

Ao atualizar o sentido da maior história de amor da humanidade, o diretor Gabriel Villela e a companhia transcenderam a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. A perspectiva nacional é evocada por elementos presentes no cenário, nos adereços, na música e na figura do narrador que rege toda a peça com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.

Considerado um marco na trajetória do Galpão e um dos espetáculos mais significativos do teatro brasileiro nos anos 1990, “Romeu e Julieta” somou 303 apresentações, durante os 13 anos que ficou em cartaz. Além das duas temporadas na Inglaterra, em 2000 e 2012, o espetáculo viajou por todo o Brasil e por vários países da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa.

Serviço:
Arte do Artista – terça-feira (26), à meia-noite, na TV Brasil.

Compartilhar: