Ciclo de Cinema Africano é destaque na programação da TV Brasil desta segunda (18)

Publicado em 18/04/2016 - 15:15
Produções recentes trazem para o público uma visão diferenciada sobre o continente

Depois de apresentar sessão com filmes iranianos, a TV Brasil exibe cinco produções africanas de segunda a sexta-feira, sempre à 1h da manhã, a partir de 18 de abril. No Ciclo de Cinema Africano, a emissora reúne longas sobre países como Angola, Senegal, Nigéria e Moçambique.

No início da nova faixa, na madrugada desta segunda (18) para terça (19), à 1h, o documentário “Calypso Rose” homenageia a diva caribenha que dá título ao documentário. Para realizar a obra, a cineasta franco-camaronesa Pascale Óbolo acompanhou a cantora em uma jornada de quatro anos que percorreu Paris, Nova Iorque, Trinidad, Tobago e África.

A programação do Ciclo de Cinema Africano contempla dramas e documentários. A segunda atração da faixa, da terça (19) para quarta (20), no mesmo horário, é o longa “O Preço do Perdão”, de Senegal. Inspirado no romance homônimo do escritor Mbissane Ngom, o drama busca respeitar a tradição da cultura oral africana. O cineasta senegalês Mansour Sora Wade narra a trama sobre um espesso nevoeiro que cobre uma vila da costa sul do país.

O premiado filme “Virgem Margarida”, de Moçambique, é a atração de quarta (20) para quinta (21), à 1h. O drama aborda o triste destino de uma jovem camponesa que foi confundida com uma prostituta por engano.

O documentário angolano “Eu amo Kuduro, de Angola para o mundo” é o quarto longa a ser exibido na sessão, de quinta (21) para sexta (22), à 1h. O realizador português Mário Patrocinio desvenda a expansão do gênero musical a partir do advento da internet. A produção resgata outros ritmos criados em diversos países que passaram a ser reconhecidos numa mesma cena global.

Os desafios na vida de um ex-lutador de Serra Leoa acusado de assassinar os pais dão o tom do drama nigeriano “Ezra”. A película vai ao ar de sexta (22) para sábado (23), à 1h, para encerrar o Ciclo de Cinema Africano da TV Brasil.

Filme “Calypso Rose” sobre diva da música do Caribe marca início da sessão

Embaixatriz da música caribenha, a carismática Calypso Rose é uma lenda viva. Para homenageá-la, a cineasta franco-camaronesa Pascale Óbolo passa quatro anos com a diva da Calypso Music em uma trajetória muito especial. A turnê percorre Paris, Nova Iorque, Trinidad, Tobago e volta para a África constituindo uma viagem que apresenta as diversas perspetivas da arte afro-caribenha.

O documentário aborda não só a memória, o intercâmbio e a descoberta de diversas culturas do mundo, mas é também a jornada de uma mulher militante e autêntica. Pascale Óbolo desvenda as muitas faces da protagonista: cantora e compositora radiante, feminista, espiritualista, celebridade e mulher consciente de sua origem escrava.

Com uma refinada edição, o filme traça o perfil da artista trinitária ao costurar cenas nos Estados Unidos, na França em terras africanas e em seu país de origem. O documentário recebeu Menção Honrosa no Festival de Ourdah e foi reconhecido em outros festivais de cinema ao redor do mundo.

Ficha técnica
Título original: Calypso Rose. País de origem: Trinidad e Tobago, França e EUA. Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Pascale Óbolo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 85 min.

Serviço:
Ciclo de Cinema Africano - “Calypso Rose” – segunda (18) para terça-feira (19) à 1h, na TV Brasil.

Confira a programação completa de filmes do Ciclo de Cinema Africano na TV Brasil

"Calypso Rose"
Data: 18/4 (segunda) para 19/4 (terça-feira), à 1h

"O Preço do Perdão"
Data: 19/4 (terça) para 20/4 (quarta-feira), à 1h

"Virgem Margarida"
Data: 20/4 (quarta) para 21/4 (quinta-feira), à 1h

"Eu amo Kuduro, de Angola para o mundo"
Data: 21/4 (quinta) para 22/4 (sexta-feira), à 1h

"Ezra"
Data: 22/4 (sexta) para 23/4 (sábado), à 1h

Compartilhar: