Dori Caymmi conversa com Leda Nagle ao vivo no Sem Censura

Publicado em 26/04/2016 - 14:54 e atualizado em 26/04/2016 - 15:08
Programa celebra a vida e a obra do artista baiano

Ao som de boa música, o cantor e compositor baiano Dori Caymmi embala o bate-papo com Leda Nagle no programa Sem Censura desta terça (26), ao vivo, às 17h30, na TV Brasil. Com 72 anos de idade e importante trajetória na cena musical do país, o artista conta histórias da carreira e dá canja de sucessos do seu vasto repertório.

Filho mais velho do mestre baiano Dorival Caymmi e de Adelaide Tostes Caymmi, cantora mineira que ficou conhecida como Stella Maris nos programas de rádio, Dori é irmão da cantora Nana Caymmi e do flautista, cantor e compositor Danilo Caymmi. O primeiro trabalho de Dori como músico foi ao lado da irmã ao pianista. Suas influências principais, além de sua família musical, foram João Gilberto, Tom Jobim e o norte-americano Barney Kesser.

Ainda em sua juventude, Dori começou a compor trilhas sonoras para programas de televisão e peças de teatro. Já nos anos 1960, atuou como produtor, arranjador e diretor musical, e se destacou como compositor nos festivais da época, com músicas interpretadas por Nana Caymmi, Elis Regina e parcerias com Chico Buarque e Paulo César Pinheiro.

Na década de 1980, Dori Caymmi recebeu um convite de Quincy Jones e começou a investir no mercado norte-americano, no qual passou a trabalhar como arranjador e compositor. O músico já venceu dois Grammys Latinos e foi indicado em outros cinco.

Ao completar sete décadas de vida, o músico lançou o álbum "70 anos" que presenteia o público com canções inéditas, apenas voz e violão. O disco celebra a trajetória de Dori, referência na música popular brasileira. Companheiro inseparável do artista há quase 60 anos, o violão é cúmplice do compositor nas canções do seu trabalho, com letras em parceria com o poeta e amigo de longa data Paulo César Pinheiro.

Serviço:
Sem Censura – terça-feira (26), às 17h30, na TV Brasil.

Compartilhar: