Mentes Brilhantes esclarece as teorias de Charles Darwin de forma lúdica

Publicado em 28/04/2016 - 15:19
Animação apresenta descobertas do naturalista com trama bem-humorada

Para explicar de maneira dinâmica as teorias da evolução das espécies e da seleção natural propostas pelo naturalista inglês Charles Darwin, a série Mentes Brilhantes mescla ciência e documentário em uma narrativa divertida nesta quinta (28), às 17h, na TV Brasil. A animação apresenta de forma lúdica grandes descobertas científicas e tecnológicas que ajudaram no desenvolvimento e progresso da humanidade.

Sob a perspectiva do Barão de Munchhausen, o programa descreve a pesquisa e as contribuições de Darwin para o aprimoramento da ciência e do conhecimento no século XIX. O naturalista convenceu a comunidade científica sobre a teoria da evolução com base no mecanismo de seleção natural.

Mentes Brilhantes amplia as informações sobre o conceito de adaptação e da biodiversidade, os fósseis, seu significado e sua contribuição para o estudo da reconstrução do conhecimento ancestral com exemplos concretos durante o episódio. A animação também contextualiza fatos históricos e relaciona aspectos como a avaliação de pesquisa, a observação e os conflitos que ocorreram entre a ciência e a religião.

Para ilustrar as teoria de Darwin, a trama mostra o Barão e sua assistente Betty em um enorme museu de história natural. Eles procuram evidências do primeiro ovo de dinossauro que já existiu. Tudo parece vir à vida, à noite, no local.

Quando eles removem um ovo fossilizado, um dinossauro surge para defender a cria e os persegue. Os dois encontram abrigo a bordo do barco HMS Beagle onde um jovem cientista chamado Charles Darwin navega ao redor do mundo para descobrir a origem das espécies.

Ele está observando a natureza e prestes a fazer conclusões científicas importantes. A dupla segue viagem com o naturalista ao cruzar os mares. A tripulação do HMS Beagle chega às Ilhas Galápagos onde há animais que parecem tão antigos quanto os próprios dinossauros.

Darwin esclarece que estas são espécies jovens que evoluíam apenas nos últimos milhões de anos. Ao retornar a Londres, Darwin publica seu livro sobre a seleção natural e a evolução das espécies, mas sua teoria é controversa porque ameaça a crença da superioridade do homem sobre o resto das espécies.

Serviço
Mentes Brilhantes – quinta-feira (28), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: