Nova Amazônia discute a imigração haitiana em Manaus

Publicado em 01/04/2016 - 16:13

Primeira grande cidade brasileira na fronteira Norte, Manaus tem recebido muitos imigrantes, principalmente depois da implantação da Zona Franca. Do fluxo contínuo de colombianos, venezuelanos e peruanos à imigração de mão de obra qualificada de países como Coreia do Sul e EUA para trabalhar no Distrito Industrial, esse fenômeno tem chamado a atenção de especialistas.

O Nova Amazônia desta sexta (1), às 19h, na TV Brasil, debate a recente imigração que mais marcou o país: a vinda de haitianos que, a partir das capitais da Região Norte, se espalharam pelo resto do Brasil. Para analisar esse processo, o programa entrevista antropólogos e sociólogos, além de representantes de entidades sociais e do poder público.

A equipe de reportagem também conversa com haitianos que vivem em Manaus para entender as expectativas e as dificuldades que se escondem nos bastidores desse "sonho brasileiro". Entre eles está Jean Ronald Destima, formado em Administração de Empresas, hoje garçom de uma churrascaria da capital.

Nas horas vagas Jean Ronald se encontra com Jean Smithson, outro haitiano, para tocar gêneros como zouk e compa na sua pequena casa no bairro de São Geraldo. Por trás de histórias de vida trágicas, os haitianos tentam sobreviver com muita esperança e bom humor, amparados por entidades da sociedade civil, mas desprotegidos de uma política pública eficaz.

Serviço
Nova Amazônia – sexta-feira (1), às 19h, na TV Brasil

Compartilhar: