Poeta cearense Adriano Espínola participa do programa Arte do Artista

Publicado em 05/04/2016 - 14:32
Difusão da obra de autores regionais é um dos assuntos do bate-papo com Aderbal Freire-Filho

O apresentador Aderbal Freire-Filho recebe o poeta Adriano Espínola no programa Arte do Artista desta terça (5), à meia-noite, na TV Brasil. O convidado fala sobre a recém-lançada obra “Escritos ao Sol”, uma antologia que reúne poemas de seus livros “Praia provisória” (2006), “Beira-sol” (1997), “Trapézio” (1985), além do elogiado poema “Taxi” (1986) formado por versos livres.

Enquanto as publicações “Praia provisória” e “Beira-sol” contemplam poemas em que prevalece o lirismo absorvido na rotina urbana, o livro “Trapézio” apresenta haicais. Considerado um dos expoentes da poesia brasileira contemporânea, Adriano Espínola é um escritor migrante. O autor cearense conta a seu conterrâneo Aderbal Freire Filho o que procura no Rio de Janeiro e o que deixou em Fortaleza, sua terra natal.

Adriano também reflete sobre suas perambulações no mundo físico e no mundo poético, comenta os ensaios que publicou sobre os poetas Gregório de Mattos e Sousândrade e aborda a difusão da obra de autores regionais no país e no exterior.

O poeta ainda analisa sua experiência como professor da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Université Sthendal Grenoble III, além de suas aventuras num outro campo da literatura, como contista.

Serviço:
Arte do Artista – terça-feira (5), à meia-noite, na TV Brasil.

Compartilhar: