Expedições mostra a importância do peixe-boi-da-amazônia nesta terça (10)

Publicado em 10/05/2016 - 16:14
Espécie do maior herbívoro de água doce da América do Sul está ameaçada de extinção

A preservação do peixe-boi-da-amazônia é o tema do programa Expedições desta terça (10), às 19h30, na TV Brasil. A equipe de reportagem visita centros de reabilitação e reprodução da espécie original dos rios da bacia amazônica. O animal está ameaçado de extinção apesar de sua importante função ecológica.

O peixe-boi-da-amazônia é o único do mundo que vive na água doce. As pesquisas sobre o mamífero tem possibilitado a geração de animais que retornam para o habitat prontos para se reproduzirem e promoverem a manutenção da espécie. Os estudos são desenvolvidas pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto de Pesquisas do Amazonas em parceria com a Associação de Amigos do Peixe-boi (AMPA).

Apesar de ser o menor da espécie, o peixe-boi-da-amazônia pode chegar a medir até três metros e pesar cerca de 450 quilos. Segundo especialistas, devido ao tamanho e ao peso, esse mamífero realiza movimentos mais lentos, o que o torna alvo fácil para a caça. Dócil, o peixe-boi-da Amazônia é o maior herbívoro de água doce da América do Sul.

Dirigida por Lucas Saldanha Werneck, a equipe da atração percorre o Brasil com o objetivo de superar desafios e adquirir conhecimento sobre a fauna e flora do país. A trupe do Expedições é formada por um trio aventureiro: a jornalista Aline Dale, o cinegrafista Fábio Serfaty e o biólogo Rodrigo Serrado.

Serviço:
Expedições – terça-feira (10), às 19h30, na TV Brasil.

Compartilhar: