Genialidade do físico italiano Galileu Galilei é tema da animação Mentes Brilhantes

Publicado em 02/05/2016 - 17:05 e atualizado em 03/05/2016 - 14:48
Série explica como as descobertas do astrônomo mudaram o rumo da humanidade

De modo lúdico e interessante, a animação Mentes Brilhantes revela as principais descobertas do físico italiano Galileu Galilei nesta segunda (2), às 17h, na TV Brasil. Personalidade marcante da história para a revolução científica, o astrônomo desenvolveu as ideias precursoras da mecânica newtoniana, aprimorou o telescópio e defendeu o heliocentrismo. Considerado como o "pai da ciência moderna", Galileu também foi um dos responsáveis pelo método científico em oposição à metodologia aristotélica.

Apresentada pelo Barão de Munchhausen do palco de um teatro vitoriano, a série mostra que o anfitrião não entende o motivo pelo qual Galileu está agindo de forma moderada, procurando razões para não contar os segredos de suas descobertas maravilhosas. Por insistência da assistente Betty, Galileu começa a relatar como chegou a criações surpreendentes sobre a Terra e o Sol.

Galileu explica que melhorou o telescópio, instrumento que utiliza para observar o céu. Assim se confirma uma das descobertas mais impressionantes que vão mudar a história da humanidade para sempre: não é o Sol que gira na orbita ao redor da Terra, mas sim a Terra - em conjunto com os outros planetas - que percorrem o espaço na órbita em torno do Sol.

O personagem histórico também lembra dos problemas com a Inquisição - motivo que o levou a evitar abordar o assunto antes. Galileu defendeu as ideias heliocêntricas perante o Tribunal do Santo Ofício e foi condenado a retratar-se publicamente negando suas teorias. O filósofo consegue modificar a pena para prisão domiciliar.

Descobertas

Foi em 1610, dez anos depois de surgirem os primeiros telescópios, que o astrônomo italiano Galileu Galilei decidiu construir o seu próprio. O primeiro modelo ampliava em nove vezes os objetos focados. Depois de mais experiências, ele desenvolveu outro, capaz de aumentar a visão em até 30 vezes. Não havia instrumento igual naquela época.

Ao apontar o aparelho para o céu, Galileu fez descobertas que revolucionaram os estudos astronômicos e mudaram a humanidade: ele mostrou que a Lua não tem uma superfície lisa, mas está cheia de crateras; percebeu que as estrelas não eram "fixas" e que a Via Láctea não era feita, como dizia Aristóteles, por exalações celestiais, mas por um conjunto de estrelas; e descobriu quatro planetas (hoje satélites) girando em torno de Júpiter. Ele também percebeu que a Terra não era o centro do universo...

Serviço
Mentes Brilhantes – segunda-feira (2), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: