Caminhos da Reportagem é o Melhor Programa Jornalístico do "Prêmios TAL 2016"

Publicado em 29/07/2016 - 14:01 e atualizado em 29/07/2016 - 14:06
As premiações de 2016.

Uma guerra sem herói, episódio do Caminhos da Reportagem que percorreu a rota das execuções sumárias de habitantes das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém foi o vencedor da categoria Melhor Programa Jornalístico do Prêmios TAL 2016. O episódio baseou-se em estudo realizado em 2013 mostrando que a polícia brasileira foi responsabilizada pela morte de 11 mil pessoas durante cinco anos.
 
Além de Uma guerra sem herói e Loucura e liberdade: saúde mental em Barbacena, na categoria Melhor Programa Jornalístico, a TV Brasil competiu com outros três programas à premiação: Brasil Visual (Melhor Série Documental), Brincando (Melhor Produção Infantil) e Samba na Gamboa (Melhor Produção Inovadora).
 
A votação esteve aberta até o dia 24 de julho para as categorias em competição, e continuou até as 23h59 do dia 27 de julho para o Prêmio Especial do Público, concedido ao programa mais votado pelo Facebook. Confira abaixo os vencedores da premiação, que visa a promover e a reconhecer a produção de conteúdo de qualidade nas emissoras públicas do continente latino-americano:

Melhor Documentário Unitário: Pizarro, do Señal Colombia, da Colômbia
 
Melhor Série Documental: Una de amor, do Acuamayor, da Argentina
 
Melhor Unitário de Ficção: A Incrível Expedição ao Mundo Selvagem de Artur Pereira Ferreira, do Canal Futura, do Brasil
 
Melhor Série de Ficção: Kin, do Canal Once, do México
 
Melhor Microprograma: Atrapasueños, do Educa, do Equador
 
Melhor Produção de Relevância Social: Historia de Mujeres, do Canal 22, do México
 
Melhor Produção Educativa: Hacé y mostrá, da TevéCiudad, do Uruguai
 
Melhor Produção Inovadora: Oh Mundo, da Consciencia TV, da Venezuela
 
Melhor Produção Interativa: Cuentos de viejos 3, do Señal Colombia, da Colômbia
 
Melhor Produção Infantil: Puerto Papel, do Señal Colombia, da Colômbia
 
Melhor Programa Jornalístico: Caminhos da Reportagem: Uma guerra sem herói, da TV Brasil, do  Brasil
 
Prêmio Especial do Público: Los Puros Criollos 4, do Señal Colombia, da Colômbia
 
Grande Destaque: Crescer sem Violência, do Canal Futura, do Brasil
 
A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Solís, em Montevidéu, no Uruguai. A cerimônia foi gravada e será editada como um programa de TV para ser entregue às emissoras para exibição em cada país.
 
Sobre a premiação

Prêmios TAL agracia as melhores produções das Televisões Públicas e Culturais da América Latina. Seu objetivo principal é posicionar internacionalmente o trabalho dos canais latino-americanos e fortalecer o vínculo dos mesmos com a sociedade. Os Prêmios TAL são coorganizados por TAL e DocMontevideo, instituições que trabalham em cooperação desde 2009.
 
TAL é a rede de Televisões Públicas e Culturais mais importante da América Latina. Uma organização sem fins lucrativos que reúne mais de 70 TVs e redes associadas que somam 283 canais em 20 países. As ações da TAL incluem intercâmbio e distribuição de conteúdos, coprodução internacional entre TVs e treinamento. Além disso, a TAL conta com um banco de conteúdos audiovisuais com mais de 8.000 títulos e uma webTV.
 
DocMontevideo é o Encontro de Documentários de Televisões Latino-americanas que se realiza durante o mês de julho no Uruguai. As atividades incluem formação, mercado, networking e exibições. Participam mais de 350 profissionais e 50 representantes de televisões. DocMontevideo, é a sede da reunião anual das TVs associadas à rede TAL.

Compartilhar: