Nação mostra documentário "Batuque Gaúcho" nesta quinta (28)

Publicado em 28/07/2016 - 11:50
Média de Sérgio Valentim e Eugênio Alencar aborda a formação da identidade gaúcha

O programa Nação desta quinta (28), à meia-noite, na TV Brasil, apresenta o documentário "Batuque Gaúcho". O filme retrata o maior fenômeno religioso do Rio Grande do Sul: o batuque ou nação, como é chamada a religião de matriz africana originada o estado.

Dirigido por Sérgio Valentim e Eugênio Alencar, o média é fruto de um trabalho de pesquisa de quatro anos sobre essa manifestação religiosa. O documentário estreou na TV Brasil em novembro de 2014 na série Etnodoc que lançou quinze produções inéditas sobre o patrimônio cultural imaterial do país.

A produção documental expõe a ancestralidade africana contemporânea que molda o modo de vida e as relações sociais. O filme também aborda a formação da identidade do povo gaúcho. A proposta é mostrar uma parte pouco conhecida da cultura do Rio Grande do Sul que foi construída pelos africanos em torno da religiosidade dos Orixás.

A manifestação religiosa criada no estado moldou a identidade gaúcha que carrega várias referências africanas, desde as palavras, comidas, danças, música e espiritualidade. A capital Porto Alegre possui mais de três mil terreiros de matriz africana, oriundos de raízes Jêje, Ijexá, Oyo, Cabinda e Nagô.

Apresentado por Fernanda Carvalho, o programa Nação é produzido pela TVE/RS.

Ficha técnica:
Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Sérgio Valentim e Eugênio Alencar. Duração: 26 min. Classificação Indicativa: Livre.

Serviço:
Nação – quinta (28) para sexta-feira (29) à meia-noite, na TV Brasil.

Compartilhar: