Série sobre arquitetura sustentável debate obras olímpicas na TV Brasil

Publicado em 22/07/2016 - 11:22
Produção alemã analisa construções sustentáveis ao redor do mundo

Os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres foram os mais sustentáveis de toda a história. Foi o que garantiu seu comitê de organização. Como é que uma arquitetura cara e espetacular, produzida para ser utilizada por tempo limitado, pode ser sustentável? É o que busca explicar o episódio da série Ecopia - Construção inteligente. Vida sustentável, que a TV Brasil exibe neste sábado (23), às 22h.

Às vésperas do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a emissora discute o legado das obras realizadas para a maior competição esportiva do mundo. O programa Ecopia mostra que em Londres as instalações olímpicas consumiram pouco material de construção e usaram energia de maneira eficiente, como no caso do velódromo, e adaptaram os equipamentos para o uso posterior, como o premiado Centro Aquático de Zaha Hadid.

A série produzida pela canal público alemão Deutsche Welle destaca que, no Rio de Janeiro, o investimento em infraestrutura e transportes é maior do que nas arenas esportivos. O episódio ainda aborda a reforma do internacionalmente conhecido estádio do Maracanã.

Palco da final da Copa do Mundo de 1950, o lendário estádio foi reformado para a Copa do Mundo de 2014 e recebeu a final entre Alemanha e Argentina, vencida pela seleção europeia. A arena será palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos. O Maracanã também receberá partidas de futebol nos Jogos Olímpicos.

Serviço:
Ecopia – sábado (23), às 22h00, na TV Brasil.

Compartilhar: