Caminhos da Reportagem traça um panorama sobre os Jogos Rio 2016

Publicado em 25/08/2016 - 11:50 e atualizado em 25/08/2016 - 13:48

Equipe da TV Brasil analisa as mudanças na Cidade Maravilhosa para realizar maior evento esportivo do mundo

Fogo da Pira Olímpica marcou o início e o fim dos Jogos Rio 2016

Em novo horário, às 20h30, o Caminhos da Reportagem da TV Brasil faz um balanço dos Jogos Olímpicos Rio 2016 nesta quinta (25). A equipe da emissora pública investiga se o desafio de transformar a Cidade Maravilhosa em Cidade Olímpica foi vencido.

O programa debate as transformações que ocorreram, aborda temas como a mobilidade urbana e questiona se a estrutura montada para as competições foi eficiente. Também reflete sobre os legados urbanístico, social e esportivo alcançados a partir da realização deste evento de grande porte.

O Caminhos da Reportagem também conta como foi o desempenho dos atletas brasileiros e destaca o recorde de medalhas conquistadas pelo país: 19, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. Esportes que costumam trazer triunfos como o judô e a vela mostraram resultados ao lado de surpresas como a canoagem e o taekwondo. O vôlei e o futebol masculino garantiram o lugar mais algo do pódio para o país nos esportes coletivos.

Na Rio-2016, o Brasil viu nascer novos talentos como as ginastas Flávia Saraiva e Rebeca Andrade que apesar de não conseguirem medalhas, cativaram o público com seu carisma. O canoísta baiano Izaquias Queiroz foi o primeiro esportista do Brasil a conseguir três medalhas em uma mesma edição dos jogos. A torcida também reconheceu a superação de atletas.

É o caso da judoca Rafaela Silva, da Cidade de Deus, que comoveu o país com a medalha de ouro após os episódios de humilhação nas redes sociais que sofreu depois da desclassificação em Londres há quatro anos. E do ginasta Diego Hypólito que levou uma prata na final do solo após as decepções com as quedas em Pequim-2008 e Londres-2012.

A atração jornalística da TV Brasil ainda mostra a performance dos mitos do esporte que estiveram no Rio como o velocista jamaicano Usain Bolt e o nadador americano Michael Phelps. E apresenta novos ídolos que se consagraram no maior evento esportivo do mundo como a ginasta americana Simone Biles.

A pauta ainda aborda o surgimento de uma nova área turística na cidade, o Boulevard Olimpico, na região portuária que foi revitalizada e a febre das casa dos países participantes que atraíram multidões. A animação da torcida brasileira e outras imagens que marcaram os Jogos também são lembradas no programa. A contribuição do esporte para a cidadania e a formação dos jovens através do incentivo às atividades físicas é outro enfoque da matéria especial.

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (25), às 20h30, na TV Brasil

Compartilhar: