Nação apresenta edições que debatem o preconceito com a criança negra

Publicado em 11/10/2016 - 12:29 e atualizado em 11/10/2016 - 13:57
Filme estimula reflexão sobre racismo em sala de aula

Curta "Vista Minha Pele", do diretor Joel Zito de Araújo, é a atração desta semana

Na Semana do Dia da Criança, a partir desta quarta-feira (12), o programa Nação apresenta três episódios dedicados à criança negra. O primeiro programa exibe o curta "Vista Minha Pele", dirigido pelo cineasta Joel Zito de Araújo, que faz uma paródia da realidade brasileira sobre a discriminação racial. A produção vai ao ar às 21h50 na TV Brasil.

A ideia do filme é estimular a reflexão sobre o racismo e o preconceito em sala de aula. A trama coloca a realidade dos negros em evidência ao propor uma inversão ao mostrar a história de brancos e negros em papéis trocados. Na sociedade apresentada no curta, os negros compõem a classe dominante enquanto os brancos figuram como ex-escravizados.

A empregada da família negra rica é branca e os padrões de beleza são pautados na beleza negra. Sob essa perspectiva, o enredo retrata a trajetória de uma aluna branca que tenta se adaptar a esse universo. Além de enfocar o sofrimento daqueles que convivem diariamente com o preconceito, o filme destaca que somente com a luta pode-se mudar a realidade e obter o reconhecimento da própria identidade.

A protagonista da história é Maria, uma menina pobre e branca, que estuda em um colégio particular graças à bolsa de estudo que conseguiu por ser filha da faxineira da escola. Hostilizada e diminuída por quase todos os seus colegas, a estudante enfrenta os desafios para se candidatar a Miss Festa Junina.

Apresentado por Fernanda Carvalho, o programa Nação é produzido pela TVE/RS.

Serviço
Nação – quarta-feira (12), às 21h50, na TV Brasil

Compartilhar: